CURRÍCULO
Você quer entregar um currículo para o empregador?
Há vários modelos de currículo. Situações funcionais específicas podem exigir que se envie um determinado tipo de currículo. Você terá que identificar qual é o mais adequado para o empregador que tem a vaga para a qual você quer se candidatar.
Se puder pesquise, busque informações para enriquecer seu passaporte profissional, pois é ele quem abrirá as portas do mercado de trabalho para você. Porém não encha lingüiça. Seja breve e objetivo.
Elaboração de um Currículo básico
Não pode ser muito extenso. O empresário quer o óbvio. Preferivelmente 01 (uma) página.
1 - Usar folha A4. Configure a página – margens superior e esquerda = 3 cm e margens inferior e direita = 2 cm. Insira o cabeçalho e centralize, coloque seu nome completo com fonte 14 (Arial ou Times New Roman, a escolhida deverá ser usada até o fim), letra maiúscula e em negrito. Logo abaixo do seu nome coloque o endereço eletrônico (e-mail se tiver) com letra minúscula.
Ex.:
FULANO BELTRANO DE TAL
fulanotal@exemplo
A seguir, com fonte 12 coloque seu endereço, o número de telefone que você poderá ser encontrado rapidamente se for o caso (residencial, comercial, celular, recado - colocar o nome do contato), estado civil e data de nascimento. Caso o nome seja unissex, coloque o sexo. Mesmo colocando o adjetivo do estado civil, ou seja, casado, reforce o sexo: masculino, pois o empregador, muitas vezes, não se atenta a este detalhe.
Ex.:
Rua da Esperança, nº. 13
Tel (12) 3892 1600 – residencial
Casado
Masculino
Centro – São Sebastião - SP
Cel (12) 9700 0000
DN 20/08/60
Caso seu currículo tenha poucas linhas, coloque os dados um embaixo do outro.
Ex.:
Rua da Esperança, nº. 13
Centro – São Sebastião - SP
Tel (12) 3892 1600 – residencial
Cel (12) 9700 0000
Casado
DN 20/08/60
Masculino
2 - Colocar o seu objetivo profissional, que não deve ultrapassar uma linha
Ex .:
Assistente administrativo
3 - Citar sua formação acadêmica
Ex.:
Ensino Médio Completo
4 - Mencionar os Cursos Extracurriculares, ou seja, que não faz parte do currículo normal (escolar, universitário) são cursos que têm curta duração e com enfoque em novas tecnologias.
Ex.:
Informática – Office 2007
12/04/08 a 15/10/08
5 - Faça um breve resumo das suas qualificações profissionais
Ex .:
organizar, conferir, abrir e controlar processos e documentos em geral, acompanhando seu trâmite interno e externo; realizar levantamento, suprir a área de material de consumo e controle de material de expediente da área de atuação;
Colocar todas as informações profissionais, mesmo as sem registros, pois todas as experiências que você possuirsão válidas.
6 - Finalize com as experiências profissionais, inicie com o nome da empresa – data de entrada e saída de cada emprego e abaixo o cargo.
Ex.:
CONSULTORIA PAT S/A – 18/05/84 a 24/06/86
Cargo: auxiliar de escritório
ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES LTDA – 14/02/81 A 12/05/84
Cargo: Auxiliar de Departamento de Pessoal
MODELO DE CURRÍCULO BÁSICO
FULANO BELTRANO DE TAL
fulanotal@exemplo
Rua da Esperança, nº. 13
Tel (12) 3892 1600 – residencial
Casado
Sexo: masculino
Centro – São Sebastião - SP
Cel (12) 9700 0000
DN 20/08/60
OBJETIVO
Assistente Administrativo
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Ensino Médio Completo
CURSOS EXTRACURRICULARES
Informática – Office 2007
12/04/08 a 15/10/08
QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS
Organizar, conferir, abrir e controlar processos e documentos em geral, acompanhando seu trâmite interno e externo; realizar levantamento, suprir a área de material de consumo e controle de material de expediente da área de atuação; entre outros.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
CONSULTORIA PAT S/A – 18/05/84 a 23/01/86
Cargo: auxiliar de escritório
ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES LTDA – 14/02/81 a 12/05/84
Cargo: Auxiliar de Departamento de Pessoal
O QUE NÃO DEVE COLOCAR NO CURRÍCULO
Cores (somente usar o preto)
Folhas com cores escuras (somente branca, no máximo tom pastel)
Desenhos, formas, etc.
Vários tipos de fonte (usar somente Arial ou Times New Roman)
Listas extensas de qualquer natureza
Números de documentos
Razão de ter deixado o emprego anterior
Referências (isso deve ser impressa a parte e entregue ao recrutador se solicitado)
Raça, religião e filiação partidária
Salário anterior e pretensão salarial
Data
Assinatura
BOA SORTE!
Equipe
Departamento Municipal de Relações de Emprego e Trabalho – PAT – BPP / SETRADH
PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador
Av. Guarda Mor Lobo Viana, 435 - Loja 1 - Bloco C - Centro (Shopping Pierotti) - Tel.: (12) 3893-2477 / 3893-2254 / 3892-1600
WhatsApp (12) 9 9211-6333
Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 17h
Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano/PMSS