O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, e do secretário de Governo, Luís Carvalho, recebeu, nesta semana, o governador do Distrito 4571 do Rotary Club Internacional, Pedro Luiz Dalbone da Cunha, em visita oficial para tratar de parcerias voltadas principalmente à questão ambiental.
O governador do Distrito 4571 do Rotary Club Internacional, com sede na capital do Rio de Janeiro, que abrange 100 clubes de serviços, acompanhado, entre outros, pela esposa e coordenadora das Casas da Amizade, Jaqueline Xavier Caldas Dalbone, e pela presidente do Rotary Club de São Sebastião, Divaneide Ribeiro Gomes, reuniu-se com o prefeito em seu gabinete.
O Distrito 4571 abrange 100 clubes de serviços, na Capital do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, região Serrana e Sul Fluminense, região Costa Verde (Angra dos Reis e Paraty), Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A principal pauta foi a questão ambiental, para parcerias entre o clube de serviço e a Prefeitura. Pedro Luiz Dalbone recebeu o apoio do prefeito para o desenvolvimento de dois projetos em parceria com a Prefeitura, o projeto “Educação Ambiental nas Escolas, criando florestas de água”, por meio do qual são plantadas nas escolas sementes de espécies nativas da Mata Atlântica, com sementes fornecidas pelo Rotary; e também o reflorestamento com uso de drones, nas áreas degradadas pela chuva, serviço já programado pela administração municipal.
Felipe Augusto destacou, referindo-se aos projetos: “Vamos fazer isso juntos, vamos unir esforços no trabalho de recuperação de nosso município”.
Pedro também reiterou a ideia de fortalecer ainda mais a parceria: “A ideia do Rotary é contribuir com o município”.
No encontro, o prefeito falou dos avanços nos trabalhos de recuperação desenvolvidos pela prefeitura, com a ajuda dos governos estadual e federal, em várias áreas, após as chuvas avassaladoras de fevereiro. Felipe Augusto explicou a geografia da cidade, com mais de 100 quilômetros de extensão, entre as divisas da Costa Norte e Sul, o que dificulta o gerenciamento e exige uma grande estrutura para atender a população, na saúde, educação, infraestrutura e outros.
O governador elogiou a administração. Disse que observou que “a cidade está limpa e bem cuidada” e que leva uma imagem positiva do município. O prefeito informou, ainda, que colocará mais mastros com bandeiras do país nas entradas da cidade e o Rotary se comprometeu a instalar um marco do clube na entrada da cidade.
História
O Rotary Club de Chicago, considerado o primeiro clube de prestação de serviços do mundo, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um advogado que pretendia reproduzir em um grupo profissional o espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. A denominação “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo.
O Rotary tornou-se cada vez mais popular, e em uma década clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos, inclusive São Francisco e Nova York, e em Winnipeg, Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International. Hoje, a entidade conta com mais de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 200 países e áreas geográficas.
À medida que a organização crescia, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Rotarianos começaram a angariar recursos e utilizar suas habilidades em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está refletido em seu lema, Dar de Si Antes de Pensar em Si.
#PraTodosVerem: fotos da reunião do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, com o governador do Distrito 4571 do Rotary Club Internacional, Pedro Luiz Dalbone da Cunha, em visita oficial ao município. Fim da descrição.