A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceria com a equipe do IlhaMuseu - Unesco, realizou na terça-feira (20/5), no Teatro Municipal de São Sebastião, o registro do patrimônio imaterial da Congada de São Benedito do bairro São Francisco.

A ação integra o projeto IlhaMuseu, que prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras, com o intuito de valorizar os patrimônios cultural e natural do Litoral Norte, voltado à valorização e preservação da cultura tradicional caiçara.

Durante a atividade, foram realizadas entrevistas em vídeo com representantes da Congada, além do registro audiovisual das expressões culturais, cantos e histórias que compõem essa manifestação religiosa e popular de forte identidade afro-brasileira. O material fará parte do acervo digital do projeto, que busca documentar e compartilhar a diversidade cultural da região.

O trabalho foi acompanhado pela equipe da Casa do Patrimônio Histórico e contou com a participação dos congadeiros Luiz Cláudio Costa Ribeiro (secretário), Adilson (embaixador), Jacir Lopes Guimarães Junior (marimbeiro), Silas Barsotti Barrozo (fidalgo) e Tauã de Moura Barrozo (cacique do embaixador).

Cada integrante compartilhou suas memórias, aprendizados e visões sobre o presente e o futuro da congada, além de descrever os papéis que desempenham na tradição, o uso de instrumentos como a marimba, e a importância da celebração para a comunidade local.

Segundo a museóloga Fernanda Palumbo, da Casa do Patrimônio, a ação é fundamental para a salvaguarda de saberes e práticas que fazem parte da identidade de São Sebastião “Registrar esses depoimentos fortalece o reconhecimento da Congada como patrimônio vivo da cidade e contribui para sua continuidade entre as novas gerações.”

Antes das entrevistas com os congadeiros, a equipe da Unesco também conversou com a contadora de causos Neide Palumbo, que compartilhou histórias do imaginário caiçara.

A equipe da Fundass ainda irá registrar depoimentos de outros importantes integrantes da Congada de São Benedito do bairro São Francisco, como Josué Fortunato, o rei, e Thiago Fortunato, mestre e guia do grupo.


#PraTodosVerem: imagens de congadeiros da Congada de São Benedito do bairro São Francisco, com seus instrumentos, durante entrevista com câmeras no palco do Teatro Municipal. Fim da descrição.