O projeto ‘Surf Para Todos’ desembarca em mais uma praia de São Sebastião, desta vez Juquehy, será o point das aulas de surf gratuitas do projeto. A partir da próxima quinta-feira (29/5), às 9h, a iniciativa tem a missão de aproximar a modalidade daquelas pessoas que nunca subiram ou ainda estão se familiarizando com uma prancha.
O Surf para Todos é patrocinado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SESP) e idealizado pela Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep). A Secretaria de Esportes (Seesp) da Prefeitura de São Sebastião e a Associação de Surf de São Sebastião (Asss) são apoiadoras do projeto.
As aulas ocorrem sempre de quinta-feira a domingo, das 9h às 16h, com duração de 45 minutos a uma hora por turma. O projeto fica em atividade na Praia de Juquehy até o dia 20 de julho (domingo). O cronograma do ‘Surf para Todos’ na cidade tem duração de um ano e ainda percorrerá as praias de Cambury, Maresias e Guaecá.
Podem participar interessados com idade a partir dos 6 anos, incluindo pessoas com deficiência. A inscrição pode ser feita pelo site https://surfparatodossp.com.br/ ou no local onde ocorrem as atividades.
Para a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena, são poucas as modalidades que permitem o contato integral com a natureza e o surf tem esse poder de conectar as pessoas com o meio ambiente.
“O surf é inspirador. Queremos aproveitar que a modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos, contando com atletas que ditam a tendência, para democratizar esse esporte, colocá-lo à mão de quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda", destaca a secretária.
Já o secretário municipal de Esportes, Ubiratan Mourão, destaca que o evento foi um sucesso em Boraceia e não teria local melhor para esse projeto ser desenvolvido porque São Sebastião tem no surf os seus principais atletas. Além disso, a atual gestão trabalha para tornar o surf mais próximo de todos, com o intuito de mostrar os benefícios desse esporte na saúde e na formação do cidadão.
“O Surf para Todos tem instrutores locais e todo o suporte da nossa secretaria no que for preciso. São Sebastião tem uma relação histórica com o surf, e garantir que todos tenham acesso a essa prática, independentemente da condição social, é uma forma de fortalecer a cultura do surf e abrir oportunidades”, declara Ubiratan.
Além das atividades com a prancha, o projeto prevê um estudo sobre a interferência do surf na saúde mental dos alunos, que resultará em um banco de dados com informações sobre a conexão entre o esporte e a sanidade mental dos seus praticantes.
“Sempre acreditamos no poder transformador do surfe. Democratizar o acesso à prancha é mais do que ensinar um esporte, é oferecer às pessoas a chance de se conectarem com a natureza, com elas mesmas e com uma comunidade que valoriza o equilíbrio e o bem-estar. O impacto positivo na saúde mental é visível, e agora vamos mensurá-lo com rigor e ciência”, destaca Romeu Andreatta, presidente da Abiep.
Serviço
Surf para Todos
Data: 29 de maio (quinta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Praia de Juquehy
Inscrições: https://surfparatodossp.com.br/
#PraTodosVerem: fotos de crianças, adolescentes e profissionais do projeto e da Seesp de São Sebastião posando para foto coletiva e durante aula de surfe. Fim da descrição.