Os alunos da Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, localizada no Pontal da Cruz, vivenciaram um dia repleto de história e cultura durante as visitas monitoradas ao Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, na última segunda e terça-feira (19 e 20/5).

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer esse importante patrimônio cultural de São Sebastião, situado em meio ao Parque Estadual Serra do Mar, a 260 metros de altitude, ampliando o conhecimento histórico e conectando os alunos com a cultura local.

O Sítio Arqueológico é objeto de constantes estudos por conta de abrigar ruínas de construções do século XIX de uma antiga fazenda de escravos e de uma antiga capela. Há vestígios de cursos d’água, pontes, fragmentos de cerâmicas e porcelanas, telhas, fornos e muitos alicerces de edificações que impressionam pela técnica utilizada para as construções.

Vale ressaltar que o espaço é gerido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (Setur). Possui ponto de apoio e de atendimento aos visitantes, trilha estruturada com degraus e corrimãos de madeira, deck de contemplação, placas informativas, áreas de descanso e recuo para embarque e desembarque de visitantes.

O Sítio Arqueológico São Francisco tem também equipe capacitada e comprometida com a preservação patrimonial, arqueológica e ambiental e cuidados com os visitantes. A Fundass mantém, de forma contínua, equipe especializada para manutenção de toda a estrutura e conta ainda com a parceria da Setur para os agendamentos das visitações.

De acordo com um levantamento do Observatório de Turismo de São Sebastião, desde a reabertura em julho de 2024, o local já recebeu cerca de 2.200 visitantes, distribuídos em mais de 170 visitas, entre excursões escolares, visitas técnicas e passeios em família. A maioria dos visitantes é de São Sebastião, mas o espaço também atraiu turistas de outros estados, como Minas Gerais e Paraná, além de visitantes internacionais do Canadá, Itália e Austrália.

Para visitá-lo, o interessado deve estar obrigatoriamente acompanhado de um guia credenciado. Atualmente, 37 monitores ambientais estão cadastrados junto à Setur e mais de 80 monitores foram capacitados na última formação realizada em parceria com a Fundação Florestal e Parque Estadual Serra do Mar. Para mais informações sobre os guias ou agências que realizam o passeio, é necessário acessar o site www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/sitio-arqueologico-do-sao-francisco e entrar em contato diretamente com um guia para o agendamento.

 

Serviço:

Sítio Arqueológico São Francisco

Endereço: Avenida Professor Armando Datino, 135 – Praia da Figueira

Estimativa de duração do passeio (ida e volta): 4 horas

Extensão da trilha: 2.200 metros

Nível de dificuldade: Médio

Monitoria: Obrigatória

Horário da Trilha: 8h às 17h – segunda a domingo

Agendamentos: Diretamente com guia cadastrado - www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/sitio-arqueologico-do-sao-francisco.

 

#PraTodosVerem: imagens dos alunos da escola Maria Francisca durante visita no Sítio Arqueológico São Francisco. Fim da descrição.