A Secretaria de Desenvolvimento Humano (SETRADH), em parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Centro Paula Souza diplomou, na manhã desta segunda-feira (06/08), 12 alunos que se formaram no “Curso de Pintura” oferecido pelas entidades. A cerimônia ocorreu às 11h, na sede da ETEC, no bairro do Porto Grande, em São Sebastião.

O evento foi o desfecho de um curso de capacitação de pintura em parede para pessoas que passam por atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e que durou 20 dias, sendo 100 horas de aulas práticas e teóricas.

Segundo a coordenadora de Proteção Básica da SETRADH, Fernanda Muniz, o curso vai além da qualificação profissional. “Além de tudo o que foi aprendido, outros aspectos como o trabalho em equipe, a convivência e o respeito mútuo, sem contar a superação que tiveram ao embarcarem em uma nova jornada, faz de vocês vencedores”, disse ela.

De acordo com o professor especialista em construção civil, Carlindo Coimbra, os formandos aprenderam a manusear tintas a óleo, esmalte, látex e cal, e estão prontos a aturarem no mercado de trabalho.

Ao longo do curso, para por em prática os conhecimentos aprendidos, os alunos realizaram a pintura das salas de aula e parte da fachada do prédio da ETEC/FATEC. Para o coordenador do programa de Qualificação Básica da ETEC, Douglas Coimbra, a relação obteve ganhos para ambos os lados. “Alcançamos o objetivo de formar novos profissionais, repassando o conhecimento que temos e ainda tivemos a nossa sede com a pintura renovada”, comentou.

A moradora do Canto do Mar, Vitória Regina, de 21 anos, disse ter sido uma experiência nova e gratificante. “Eu sempre gostei dessa área, mas nunca tive contato. De início queria pintar minha casa e ajudar amigos, porém agora já quero competir no mercado de trabalho”. Ela disse ainda que sabe que é uma área onde se tem mais homens do que mulheres. “Quero quebrar qualquer tabu que haja nesse sentido”, explicou.

Já o pintor profissional, Paulo Guilherme, de 51 anos, destacou a qualidade do material fornecido para o curso e a importância de sempre renovar o conhecimento na área. “A apostila que nos deram é completa e com muita informação que eu, como profissional, não conhecia. É muito importante não cair na rotina, achar que sabe tudo. Um diploma como esse pode me abrir muitas portas nas empreiteiras da região”, relata o pintor.

O curso encerrado dará agora lugar a um de formador de pedreiros que se iniciará na próxima semana. Ainda de acordo com o coordenador Douglas Coimbra, a pedido do Prefeito Felipe Augusto, a ETEC esta estruturando um curso de náutica, sobre motorização, manutenção e mecânica de embarcações, voltado principalmente aos moradores da Costa Sul.