A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), em parceria com a EDP, realizou a entrega dos certificados aos alunos do Programa de Capacitação em Sistemas Fotovoltaicos, no último sábado (13/9), em cerimônia no Centro Integrado Profissionalizante (CIP).
Voltado à inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa teve como objetivo oferecer qualificação profissional a moradores do município, promovendo o acesso ao mercado de trabalho no setor de energia solar.
Esta foi a fase inicial do projeto e a turma piloto contou com 24 participantes, selecionados com base em critérios como vulnerabilidade social, interesse e aptidão técnica. A capacitação foi realizada pelo Senai.
Para o participante, Olavo Cruz Filho, 53 anos, as aulas foram bem ministradas pelos professores, que ensinaram o que realmente os alunos precisavam saber sobre o tema, principalmente, na parte teórica.
“Os cursos do Senai são fundamentais para ter uma boa referência e conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho. Atualmente, o curso de fotovoltaico é considerado um dos mais procuradas no mercado e não poderia perder essa oportunidade única. Minha intenção é cada vez mais adquirir conhecimento, tenho a intenção de fazer muitos cursos para estar mais preparado e poder ter um melhor salário”, completou Olavo.
Outro aluno do curso, Ronaldo Ferreira Lopes, 39 anos, destacou que não é comum existirem cursos voltados para área de eletricista na região e não podia perder a chance de se qualificar. “O curso foi bastante proveitoso. Tivermos a oportunidade de aprender com excelentes professores, tanto do Senai quanto da EDP. Estou feliz da vida com o meu certificado”, disse Ronaldo.
“Sempre busco buscar capacitações na aprender mais e estar atualizado na minha função. Sempre temos que ficar prontos para encarar novos desafios e essa foi uma ótima oportunidade”.
Além de cumprirem os treinamentos obrigatórios conforme normas do Ministério do Trabalho e Emprego, os alunos também participaram de um curso técnico complementar sobre fundamentos dos sistemas solares fotovoltaicos.
“Esse programa representa um passo importante na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para São Sebastião. Ao capacitarmos moradores em situação de vulnerabilidade social para atuarem no setor de energia solar, estamos não apenas oferecendo uma nova perspectiva de empregabilidade, mas também preparando nossa cidade para os desafios da transição energética. É a prova de que investir em qualificação é investir na dignidade e no desenvolvimento de toda a comunidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Elias Rodrigues.
A ação é desenvolvida em conjunto com a Sedes, por meio do CIP e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e conta com o apoio técnico das empresas Mentores e PenseEco.
#PraTodosVerem: As imagens registram momentos da formatura da turma do Programa de Capacitação em Sistemas Fotovoltaicos, realizado em parceria com a EDP, onde os participantes aparecem reunidos em sala de aula durante a formação, com destaque para a interação entre os presentes, falas de representantes das instituições, momentos de aplausos e reconhecimento, além do registro coletivo do grupo ao final das atividades. Fim da descrição.