Cerca de 150 pessoas participaram da Mesa Redonda com o tema "Cuidados Pré, Peri e Pós-Natal na Prevenção às Deficiências" realizada pelas secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), da Educação e de Saúde da Prefeitura de São Sebastião.

Realizada na E.M. Topolândia, o encontro teve como profissionais palestrantes a fonoaudióloga Priscila Parodi, a enfermeira Poliana de Andrade Santos, a psicóloga Marcela Rodrigues de Araújo e o médico pediatra Alfredo dos Santos Rosmaninho.

Na ocasião, foram discutidas e oferecidas orientações de diversas áreas referente aos cuidados para prevenir deficiências antes, durante e depois da gravidez, tais como planejamento familiar, acompanhamento pré-natal, alimentação, higiene, dentre outros.

Foi salientado também que a sífilis ainda é uma doença que em São Sebastião tem causado deficiências, visto que a bactéria Treponema Pallidum adquirida sexualmente é transmitida de mãe para filho, podendo causar má-formação, cegueira, deficiência intelectual, surdez e problemas ósseos.

No encontro, foi explicado ainda sobre testes como da Orelhinha, Olhinho, Pezinho e Coraçãozinho.

Segundo a diretora do Departamento de Políticas da Pessoa Idosa, Juliana Coelho, algumas deficiências podem ser descobertas mais tarde, após os três anos. “Foi enfatizado que mais importante que diagnósticos são as observações e conhecimento quanto ao desenvolvimento infantil; direcionando as intervenções e tratamentos para aquilo que aquela pessoa precisa desenvolver”, disse.

A ação atingiu um grande público dentre profissionais, estudantes e população em geral, sendo uma importante medida, oferecendo informações essenciais uma vez que a Organização Mundial de Saúde salienta que 70% das deficiências poderiam ser evitadas, devendo ser trabalhadas continuamente junto à população.