Mesmo com a suspensão das atividades presenciais e dos eventos públicos devido à pandemia mundial, a Prefeitura de São Sebastião manteve as ações que continuaram preservando a Educação, a Cultura e o Esporte no município.

Realizados de forma remota, os eventos online ganharam força e o gosto dos usuários, que aderiram às alternativas conforme elas se apresentavam.

Através da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant'Anna (FUNDASS), cerca de 90 artistas orientadores produzem semanalmente conteúdo para mais de 3.500 aprendizes das Oficinas Culturais.  

A Secretaria de Esportes (SEESP) vem planejando aulas online – como o Projeto Quarentreino – para que os atletas possam manter o vínculo com o esporte e o condicionamento físico, além de oferecer a população sebastianense a possibilidade de praticar atividades físicas sem precisar sair de casa.

Por meio de videoaulas, os professores da SEESP ministram aulas adaptadas de ginástica, judô, taekwondo, alongamento, yoga, inclusive com horários específicos para cadeirantes.

A área da Educação foi a mais desenvolvida, dada a sua importância social, ponto vital de trabalho da gestão atual.

Logo nos primeiros dias de isolamento social, a Secretaria de Educação (SEDUC) disponibilizou uma série de atividades pedagógicas para que as crianças tivessem acesso a conteúdo educacional.

Já no final de março, os professores e diretores realizavam reuniões por videoconferência para planejar as aulas online e programar a plataforma e todo o conteúdo de apoio pedagógico, necessários para um desenvolvimento de ensino remoto, que viria a começar no final de abril.

Não somente na questão pedagógica São Sebastião acolheu seus alunos. Com a interrupção das aulas presenciais, os mais de 15 mil alunos estudantes da rede de ensino, que tinham a merenda como uma das suas refeições, passaram a receber kits de alimentação elaborados por nutricionistas, incluindo um tratamento diferenciado para aqueles que possuem alguma intolerância ou alergia alimentar.

Também houve a preocupação com a complementação didática e, para isso, foram produzidos cadernos pedagógicos para todos os estudantes municipais.

Não interessava quão distância era a casa do aluno, a Prefeitura se certificou que seus estudantes recebessem o alimento que podia faltar em sua mesa e os cadernos pedagógicos que agregariam mais conhecimento.

Nesta pandemia, nos quesitos educacionais, tanto corpo docente quanto alunos deram um show de comprometimento e inovação:

- Professores inovaram e utilizaram plataformas digitais variadas para aprimorar o ensino remoto – o importante é ensinar os alunos da forma mais eficiente possível;

- Projetos educacionais – Horta Educativa, Jovens em Ação, Jovens em Atuação e Robótica, como exemplos – continuaram por meio remoto;

- Alunos da rede municipal fizeram trabalhos divulgando cultura e conhecimento: releituras de obras de arte. Na oportunidade, foram envolvidos diversos aspectos interdisciplinares, já que os alunos aprenderam também sobre a vida e a obra dos artistas.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação, do Esporte e da Cultura, continua com as atividades por meio de plataformas digitais para que o desenvolvimento do sebastianense não seja interrompido.