Aulas são voltadas para pessoas com mais de 45 anos

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes e do Fundo Social de Solidariedade, oferece treinos de vôlei adaptado para pessoas com mais de 45 anos.

Para se inscrever basta ir até o Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, levando um atestado médico. As inscrições também podem ser realizadas no Fundo Social de Solidariedade e na Secretaria de Esportes (SEESP).

Os treinos são realizados no CAE do Pontal, as terças e quintas-feiras, das 16h às 18h para as mulheres e das 18h às 20h para os homens. Os inscritos também podem frequentar o Tebar Praia Clube e realizar outras atividades.

Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sebastião Passarelli, para longevidade a atividade física é excelente. “O voleibol é um santo remédio para vivermos mais, traz um bem-estar para o físico e o mental”, contou.

Ainda segundo Passarelli, a cidade de São Sebastião participa agora da Superliga de Vôlei Adaptado e precisa de novos atletas para integrar a equipe. “Hoje nossa equipe tem 20 mulheres e 20 homens, precisamos de mais pessoas para agregar ao time, pois se alguém tiver um problema e não puder jogar, podemos ficar desfalcados. Temos o apoio do poder público, um técnico integrado com a equipe, temos condições de representar nossa cidade com um time de voleibol adaptado”, disse.

De acordo com o professor e técnico Alexandre Chagas as categorias são dividas em maiores de 47 anos, maiores de 60 e maiores de 70, mas os que têm abaixo de 47 podem participar dos treinos normalmente, só não podem competir por questões de regras.

Para Elizabeth Cruvinel, 68, o esporte é uma paixão dentre tantos esportes que ela já praticou e pratica. Há dois anos na equipe de vôlei, Beth, assim chamada carinhosamente pelas colegas, teve melhoras na saúde. “Fui muito incentivada por uma colega, no começo eu desistia e voltava e ela sempre me estimulava. Até que fiquei de vez e só tenho conquistado bons resultados. Tinha uns probleminhas de saúde que desapareceram”, contou.

A atleta Laureci de Carvalho Cucick, 77, a Cici, já pratica o voleibol há 15 anos e garante que a experiência é ótima. “Já competi em diversos lugares, faz muito bem para minha vida, para minha saúde. As pessoas me chamam de foguete, mas eu me dedico porque amo o que faço”, finalizou.

Serviço: O CAE do Pontal da Cruz fica no final da Rua Maria Francisca no Pontal da Cruz e atende no telefone 3893-1552.

O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua Capitão Luís Soares, no Centro, em frente à Câmara Municipal, o telefone é 3892-4991. A Secretaria de Esportes fica na Rua Euclides de Mattos, 220, no Varadouro e atende no 3891-4533.