A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), cedeu apoio à equipe da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN) na vistoria técnica realizada em cercos flutuantes na Costa Sul de São Sebastião, na última quarta-feira (3/9). Os trabalhos ocorreram na Praia de Maresias, com a participação dos pescadores que praticam essa técnica de pesca no bairro.
A vistoria teve como objetivo verificar os conflitos ligados aos posicionamentos dos cercos na praia da Costa Sul. Existem, atualmente, dois pontos de cercos flutuantes cadastrados na APAMLN em Maresias, ambos na esquerda da praia.
A diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento de São Sebastião, Simone Monteiro, explica que este tipo de pesca é reconhecido por ser a pescaria mais sustentável do Litoral de São Paulo, permitindo a soltura de peixes que não são fauna-alvo, não têm valor comercial ou que são de importância para o ecossistema, como exemplo pescados que estão em período de defeso ou ameaçados de extinção.
“O Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Semam sempre oferece apoio contínuo à APAMLN nas vistorias relacionadas à atividade pesqueira no território, em especial no cerco flutuante, garantindo suporte técnico e acompanhamento nas ações”, complementou Simone.
A modalidade é uma herança da colonização japonesa que se desenvolveu ao longo de mais de um século, especialmente entre os pescadores artesanais da região, sendo considerada uma atividade cultural e prática ancestral importante para a economia dos pescadores em comunidades caiçaras, transmitida ao longo das gerações e preservando sua tradição.
Os serviços seguem as diretrizes referentes à Resolução SMA nº 78/16, publicada em 29 de setembro de 2016, que regulamenta a atividade pesqueira realizada com o uso do cerco-flutuante nos limites territoriais da APMLN do Estado de São Paulo.
#PraTodosVerem: As imagens registram a vistoria técnica realizada nos cercos flutuantes dos pescadores de Maresias, mostrando a área de mar cercada próxima à encosta, os peixes movimentando-se intensamente dentro das redes e o grupo de técnicos, representantes e pescadores reunidos em frente ao Rancho de Pesca de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião. Fim da descrição.