O Mangue do Colhereiro, localizado no Centro de São Sebastião, ao lado do Bolsão de Embarque da Balsa, está com 107 quilos de lixo a menos após uma ação socioambiental realizada, nesta sexta-feira (5/9). Participaram da ação 60 alunos da Escola Municipal Professor Dr. José Machado Rosa, localizada no bairro Vila Amélia, e 12 alunos do Projeto Viração.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Semam), Educação (Seduc) e Serviços Públicos (Sesep), apoiou a iniciativa, organizada pelo Instituto Supereco, que também contou com a parceira dos Institutos Baleia Jubarte e Argonauta, junto com a Fundação Florestal e a empresa Terracom.

O município possui cinco mangues principais na extensão de sua costa, sendo eles o da Enseada, Colhereiro, Araçá, Juquehy e Sahy, que desde 2017, mensalmente, recebem essas ações para manter o equilíbrio desse ecossistema. Somente no primeiro bimestre de 2025, já foram recolhidos 1.261 quilos de lixo nas regiões da Enseada, Colhereiro e Araçá.

A Prefeitura segue com iniciativas contínuas com apoio de projetos que trabalham para a conservação dos manguezais, sempre visando o incentivo da participação de toda a comunidade na proteção desse ecossistema essencial.

“Iniciativas de preservação, fortalecidas pela parceria entre a Prefeitura e institutos como Argonauta, Baleia Jubarte e Supereco são essenciais para garantir a conservação e a recuperação dessas áreas tão valiosas para o meio ambiente. Além disso, existe a necessidade de conectarmos as crianças com as ações socioambientais para propagarmos a importância de preservar a natureza à geração futura”, destacou o secretário da Semam, Flávio Queiroz.

 

#PraTodosVerem: Com luvas de proteção e sacos de lixo, voluntários e integrantes de equipes ambientais se dedicam à limpeza do Mangue do Colhereiro e arredores, recolhendo galhos, folhas e resíduos diversos, incluindo garrafas plásticas, latas e outros objetos descartados. Fim da descrição.