A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em conjunto com as Secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e Educação (Seduc), levou uma ação socioambiental de plantio do Plano de Arborização Urbana para a Alameda São Caetano, no bairro Boraceia, nesta sexta-feira (5/9). Participaram da ação alunos 17 alunos e funcionários da Escola Municipal Vilma Aparecida Almeida.
Na terça-feira (2/9), servidores da Regional Boraceia e da Divisão Socioambiental da Semam iniciaram os trabalhos com a plantação de 116 mudas nos canteiros da via. Já na ação com os alunos, foi realizado o plantio de 20 mudas, dando a somatória de 136 mudas de espécies frutíferas e locais. Entre as espécies plantadas estão árvores nativas, entre elas, aroeira, pitanga, ingá, araçá e grumixama.
O objetivo da ação é a participação efetiva dos alunos nos plantios da região, bem como a conscientização sobre a importância e o cuidado com o meio ambiente. Além disso, foram abordados temas como a diminuição da temperatura em vias públicas, além da importância do plantio de árvores frutíferas para a proliferação de espécies com ajuda na fauna, foram explicados durante o encontro.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Daniel Henrique Mudat, o projeto de arborização tem a finalidade de ampliar as áreas verdes da cidade, promovendo benefícios diretos para a qualidade de vida da população.
“A arborização urbana é uma agenda e compromisso do prefeito Reinaldinho Moreira, com a sustentabilidade e aumento de áreas verdes na zona urbana do município. Com o crescimento das árvores, será possível melhorar o sombreamento nas ruas, contribuir para a redução da temperatura em períodos de calor intenso e favorecer a biodiversidade, criando ambientes que atraem pássaros e outras espécies importantes para o equilíbrio ambiental”, destacou Mudat.
#PraTodosVerem: As imagens mostram estudantes participando da ação de plantio do Plano de Arborização Urbana de São Sebastião, no bairro Boraceia, onde crianças ajudam a preparar o solo e acomodar mudas de árvores nas calçadas, reforçando a importância da educação ambiental e do engajamento comunitário para a construção de uma cidade mais verde e sustentável. Fim da descrição.