O projeto municipal ‘Ação Social Móvel’, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, realizou 3.313 atendimentos aos moradores dos bairros, vilas e comunidades da cidade em 2023. Os dados são do balanço anual da secretaria.

O programa itinerante leva informações relacionadas aos benefícios cedidos pelos governos federal, estadual e municipal, além de questões ligadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e CadÚnico – porta de entrada dos programas socioassistenciais.

Além disso, o programa promoveu atendimentos oferecidos pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com ofertas de vagas de empregos, orientações para confecção de currículos, mercado de trabalho, entre outros.

O objetivo foi garantir atendimento ao público que se encontra em situação de vulnerabilidade social ao facilitar acesso aos equipamentos de assistência social por ações descentralizadas em toda a extensão territorial de São Sebastião e fomentar a geração de emprego e renda ao munícipe.

“O projeto municipal Ação Social Móvel aproxima o munícipe da prestação de serviços da Prefeitura. São políticas públicas de extrema importância, pois são alguns dos pilares da SEDES, sendo acesso aos benefícios sociais, direitos e deveres constitucionais do cidadão e fortalecimento na geração de emprego e empreendedorismo, o que gera crescimento econômico em uma cidade que cresce ordenadamente”, afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social, Elias Rodrigues.

Varal Solidário

Em 2023, pelo Varal Solidário do Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião, foram entregues 12.421 itens entre peças de roupas, pares de calçados, frascos de shampoos, latas de complemento alimentar, e cobertores durante o período da Campanha do Agasalho 2023 em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), do governo estadual.

#PraTodosVerem: fotos mostram atendimentos em ações sociais móveis e varais solidários em 2023. Fim da descrição.