Idosos e pessoas com deficiências se divertiram durante um passeio especial no encerramento da 2ª Semana de Prevenção às Deficiências. A excursão faz parte do projeto itinerante Turismo de Aventura Especial, criado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) em abril deste ano.
Aproximadamente 34 pessoas, entre pessoas com deficiência, idosos, acompanhantes e profissionais da saúde, participaram do passeio na Trilha do Ribeirão de Itu, em Boiçucanga. Para a mãe da Daiane, de 17 anos, que nasceu com hidrocefalia, Elisene dos Santos, o passeio foi bastante divertido. “Eu e a Daiane nos divertimos. Ela tem muitas limitações, mas com uma cadeira especial ela pôde participar dessa trilha. É uma oportunidade dela estar em contato com a natureza e vivenciar coisas bem diferentes do dia-a-dia”, contou. Daiane faz tratamento no Centro de Reabilitação da Topolândia desde que nasceu.
A ideia do projeto Turismo de Aventura Especial, segundo o coordenador do projeto, Anderson Medeiros, é oferecer mais condições e experiências de lazer e entretenimento, além do contato com a natureza. “Assim a gente também consegue minimizar o preconceito de que os deficientes e idosos não podem ou não conseguem realizar atividades como qualquer outra pessoa. Estamos provando que todos são iguais e capazes, com algumas limitações. Assim asseguramos opções que permitem incluir e integrar a prática de ecoturismo e de atividades de aventuras adaptadas”, explicou.
Ainda de acordo com Medeiros, o turismo de aventura adaptado é uma atividade nova no Brasil que tem crescido nos últimos anos tem crescido. “Pessoas com deficiência podem praticar atividade de aventura, assim como qualquer outro individuo, desde que sejam feitas modificações e adaptações nos equipamentos conforme cada modalidade, sempre com acompanhamentos de uma qualificada orientação profissional da área”, acrescentou.
Trilhas acessíveis
Desde o inicio do ano, a Secretária de Turismo vem adaptando trilhas do município para que se tornarem acessíveis. A Trilha do Ribeirão de Itu já é acessível. As trilhas de Maresias, Maresias a Paúba e Cambury, estão recebendo adaptações. Em Barra do Uma, uma trilha será adaptada para 3ª idade.
Segundo o secretário adjunto de Turismo, Leandro Saadi, as trilhas estão no leito natural da Mata Atlântica, portanto onde é íngreme são colocados degraus e corrimãos, onde existem pequenos corpos d’água são colocadas passarelas que permitem a travessia. Além disso, toda sinalização está sendo feita.