
Desde o princípio da pandemia, a posição da Prefeitura de São Sebastião é a de relatar os fatos e, o mais breve possível, divulgar as ações e os resultados de enfrentamento ao coronavírus.
Segundo modelos adotados com sucesso em diversos países, agir com clareza e objetividade é uma das ferramentas que auxiliam a restringir a expansão da pandemia. De acordo com o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville, a clareza na comunicação é essencial para se enfrentar esse cenário pandêmico. Para ele, “transmitir informações para a população em cima do conhecimento disponível é obviamente a melhor maneira de evitar a propagação da Covid-19, é essencial".
A administração atual, observando os exemplos bem-sucedidos do mundo, adotou uma série de plataformas para comunicar aos munícipes o que acontecia em sua cidade.
Por meio de boletins epidemiológicos diários, é possível acompanhar os números da Covid-19 em São Sebastião: casos confirmados, recuperados, óbitos decorrentes do coronavírus, quantidade de testes rápidos feitos, entre outros pontos referentes.
A adoção de uma comunicação transparente permitiu que a população percebesse a seriedade do momento e passasse a dividir com a gestão municipal a atuação responsável pela preservação da saúde – prova disso é a liderança em isolamento social no Estado de São Paulo, método indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vital para a redução da transmissão da doença.
Está sendo realizada de forma constante a divulgação de vídeos e peças publicitárias em redes sociais e sites oficiais, utilização de cartazes informativos em locais públicos, para esclarecer dúvidas, alertar quanto às ações assistenciais, comunicar os trabalhos efetuados pelas secretarias municipais durante o período de isolamento, entre as demais atividades em andamento.
Outro problema que o Governo Municipal tem que enfrentar é quanto às fake news, o que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chama de ‘desinfodemia’, termo que representa a "desinformação básica sobre a doença de Covid-19". A ONU considera as fake news sobre o novo coronavírus “mais mortais que qualquer outra desinformação”.
Conforme as ações planejadas e transparentes atingem suas metas, a administração também comunica os bons resultados obtidos, como a liderança em isolamento social, o alto índice de testagem populacional, o sucesso do número de recuperados da Covid-19, baixa letalidade relacionada à pandemia, dados que tornaram São Sebastião referência no combate ao coronavírus.