
Ao todo são 11 núcleos com 37 voluntários em toda a cidade
Com o objetivo de estreitar a relação entre a Defesa Civil e a comunidade a Prefeitura de São Sebastião está implantando os chamados Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) em praticamente todos os bairros.
Até o momento, a cidade conta com 37 agentes voluntários que atuam de Costa Norte a Costa Sul e segundo informações da própria Defesa Civil o último registro de um núcleo em funcionamento na cidade foi feito há 20 anos quando existiu um Nudec no bairro do Jaraguá.
Os Nudecs são integrados pelos moradores e funcionam como um elo constante entre as comunidades e a Defesa Civil. “A participação da população nestes núcleos é muito importante para bons resultados em casos de ocorrências que envolvam a Defesa Civil. Afinal, ninguém melhor do que o próprio morador para nos informar como está a situação de cada um dos bairros durante o período de chuvas”, reforçou o chefe de divisão Wagner Barroso.
Laédio de Oliveira Paiva mora em Juquehy há 17 anos e se voluntariou para integrar o núcleo logo após uma reunião realizada no bairro. Segundo ele, a iniciativa da prefeitura foi muito boa. “Eu acho que foi muito legal esta ideia e prontamente me voluntariei porque posso ajudar no período noturno quando chego na minha casa”, disse.
Além de Juquehy, que conta com três voluntários os bairros da Enseada (3), Morro do Abrigo (1), Centro (1), Barequeçaba (2), Maresias (6), Boiçucanga (2), Cambury (3), Barra do Sahy (4), Barra do Una (5), Boraceia (7) e Canto do Mar (1), também contam com voluntários integrantes dos Nudecs.
A Defesa Civil informa que ainda dá tempo de integrar um dos núcleos e os interessados em participar das ações que contará com treinamentos e capacitações para aprimorar o trabalho podem entrar em contato pelo telefone (12) 3862-6840.