A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) disponibiliza o Projeto de Comunicação Inclusiva, desde 2019. O objetivo é facilitar e agilizar o atendimento as pessoas com deficiência auditiva e visual, com políticas públicas voltadas à inclusão social.

A SEPEDI realiza capacitações relacionadas a Libras, Braille e o atendimento às pessoas com deficiência sensorial (visual e auditiva), tanto em espaços públicos, como também nos atendimentos da secretaria. Entre as diretrizes estão a produção de materiais adaptados e interpretação de eventos públicos municipais, em que são propostas atividades adaptadas, juntamente as demais secretarias da Prefeitura, tais como, sessão de cinema, passeio ao Centro Histórico, trilhas, entre outros, com a presença de intérprete, suspensos temporiamente, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Este ano, sendo uma demanda específica, por deficiência visual, a estudante Tais de Jesus, 12 anos, moradora do bairro Boiçucanga, Costa Sul do município, iniciou as aulas presenciais, as segundas e quartas-feiras, com atividade física adaptada pelo professor de educação física, Ricardo Batista e aulas de braille e Soroban pelo projeto, com a professora Ivani Bonfim.

“Nunca imaginei que existiria este tipo de programa em São Sebastião. Minha filha perdeu a visão aos 11 anos e desde que começou a ter aulas pela SEPEDI, ela evoluiu e muito. Eu só tenho a agradecer o emprenho de todos e o trabalho maravilhoso da Prefeitura”, elogiou Antônio de Jesus, pai de Tais. “Eu gostaria de agradecer o projeto por ter me ajudado e gostaria que ajudasse mais pessoas”, afirmou Tais.

Os interessados em participar podem fazer cadastro na SEPEDI, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, bairro Porto Grande, região central. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência. O agendamento deve ser feito com um dia de antecedência pelo número (12) 3892-2669, ou presencialmente. Todos os protocolos de segurança e higiene, como o uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel, são realizados durante os atendimentos e aulas.

Serviço
Projeto de Comunicação Inclusiva

Local: Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI)
Endereço: Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, bairro Porto Grande, região central
Telefone: (12) 3892-2669