
O índice do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou na última semana dados referentes à empregabilidade do mês de outubro no país. Em São Sebastião foram criadas mais de 16 mil vagas de empregos.
Apenas no mês de outubro, mais de 900 novas oportunidades de recolocação no mercado foram geradas e, quando comparadas aos desligamentos, há saldo com mais de 450 vagas. Em 2020, há o resultado positivo de 157 vagas.
Os números divulgados pelo Caged refletem o trabalho e empenho do Governo Municipal em aquecer a economia local com o objetivo do fomento de vagas de emprego.
Entre as diversas ações estratégicas da atual gestão, está a capacitação técnica. Na região, São Sebastião é destaque, por exemplo, na qualificação dos munícipes com o Centro Integrado Profissionalizante (CIP) que já formou mais de 9 mil alunos nos mais de 220 cursos oferecidos de Costa Norte à Costa Sul da cidade.
As ações positivas são identificadas com as parcerias com o SENAI, SENAC e SEBRAE. Fato que comprova a consolidação das políticas públicas voltadas ao emprego e à geração de renda é o registro do aumento de 66,47% no número de MEI’s no município, nos últimos quatro anos. Vale destacar que já são 4.851 mil micronegócios em atividade formal na cidade.
Primeiro Emprego – Outra ação importante foi o fortalecimento da Guarda Mirim, que já encaminhou mais de 300 jovens para o mercado de trabalho e o programa de estágio do Governo Municipal que também empregou mais de 500 universitários.
Em São Sebastião, o Programa Jovem Aprendiz foi fortalecido. Há convênios com mais de 50 empresas e ampliação dos polos de capacitação da Costa Norte, região central e Costa Sul com mais 80 vagas.