A Prefeitura de São Sebastião, através das Secretarias da Pessoa com Deficiência e Idoso, Saúde e Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Departamento de Trânsito (DETRAF), promoveu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Topolândia, uma série de palestras e orientações técnicas de Prevenção e Primeiros socorros em acidentes, dentro da programação da 12ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências.
O evento foi direcionado para os profissionais e alunos das áreas de saúde, famílias acompanhadas pelo CRAS e pelo Programa Saúde da Família (PSF).
A primeira palestra foi ministrada pelo acadêmico de enfermagem Fabio Luís Silva, que integra o Núcleo Educação em Urgência (NEU). “A questão de prevenção é o que determina um resultado positivo, principalmente relacionado a acidentes, pois é algo que a gente não espera. O primeiro passo é conscientizar a população, quanto mais trabalharmos isso, menos acidentes terão, e menos teremos a questão posterior, de uma recuperação difícil ou sequelas”, explicou Silva.
Dentre os temas na palestra, foi destacada a importância de prevenção em relação às principais causas de acidentes domésticos, como por exemplo, quedas, queimaduras, engasgos e afogamentos, tendo como principais vítimas, crianças e idosos.
A ação foi bem avaliada pelo público, que elogiou a iniciativa de conscientização, da qual visa prevenir as pessoas de acidentes, que podem ser evitados com atitudes simples.
“É muito importante prevenir a população. Fiquei impressionada como detalhes simples no nosso dia-a-dia podem salvar vidas, estou saindo daqui com muitas informações, e pretendo compartilhar com a minha família e amigos, para assim prevenir acidentes futuros”, contou a dona de casa Maria Tereza de Souza.
A segunda palestra foi ministrada pelo guarda de trânsito Renato Macchiao, que explicou as principais causas de acidente no trânsito, como por exemplo, uso do celular, excesso de velocidade, o não uso do cinto de segurança, consumo de bebidas alcoólicas, entre outras.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Topolândia, Francielle Hataishi, as palestras são de grande interesse da população. “Estamos trabalhando a prevenção e os primeiros socorros, quanto mais trabalharmos nesse sentido, mais a população se previne e fica preparada para eventuais acidentes que possa acontecer”, explicou à coordenadora.
Palestra com SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também participou na Semana de Prevenção das Deficiências da Prefeitura de São Sebastião dando uma palestra educativa sobre prevenções de acidente na Escola Prof. Dr. José Machado Rosa, na Vila Amélia. Os enfermeiros Hamilton Bertulino e Ana Maria Miranda Barreto falaram sobre a abordagem de pessoas estranhas e do medo quanto à viatura do SAMU, expondo e demonstrando a viatura e os equipamentos que são utilizados nos atendimentos.
A Semana de Prevenção às Deficiências termina no dia 30/08 com a realização de uma trilha ecológica.
Confira a Programação:
30/08 – quinta-feira
Local: Trilha do Ribeirão de ITU (Saída do Centro de Reabilitação da Topolândia)
8:00h – Trilha – Turismo de Aventura Especial com Anderson Luiz Soares Medeiros