O prefeito Felipe Augusto e representantes das Secretarias de Obras, Urbanismo, Assuntos Jurídicos, Turismo e Meio Ambiente, se reuniram com representantes da Sabesp para finalizar discussões sobre o contrato de gestão do sistema de saneamento da cidade, na manhã da última quarta-feira (28/11).

De acordo com o prefeito Felipe Augusto o município está negociando com a Sabesp. “Estamos finalizando as discussões com a Sabesp para o novo contrato, que prevê uma redução no tempo estipulado para investimentos que poderá passar a ser de 15 a 18 anos, ao invés dos 30 iniciais previstos no contrato anterior”, comentou. 

Ainda segundo o prefeito, antes da assinatura do contrato de gestão de saneamento, a Prefeitura e a Sabesp prestarão esclarecimentos ao Ministério Público (MP). Além disso, a Prefeitura também celebrará convênio de cooperação técnica, contrato, termos aditivos e outros ajustes com o Governo do Estado. 

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro, considera que a celebração do convênio entre Estado e o Município prevê ações associadas. “O convênio, com interveniência e anuência da Sabesp tem a finalidade de implementar ações que visem o oferecimento universal e adequado dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, ressaltou. 

Ainda de acordo com o superintendente, o contrato compreende captação, adução e tratamento de água bruta, reservação e distribuição de água tratada, coleta, transporte, tratamento e disposição final de esgotos sanitários.

O Governo Municipal também discutiu sobre a concessão da área da Sabesp do Itatinga, região central do município, em definitivo para Prefeitura.

Além disso, também foram discutidas durante o encontro, novas ações no Bairro São Francisco, na região central da cidade, como a recuperação da Praça Lourenço Luvisi, construção de banheiro na área do rancho de pesca, retirada de postos de visitação (PVs) da areia e transferência da ligação de esgoto da areia para a rua. De acordo com a Sabesp, os dutores das casas que estão ligados na praia, serão ligados à Rua Martins do Val.