A equipe do Canil da Polícia Municipal de São Sebastião teve uma participação importante na localização de drogas em Caraguatatuba. A ocorrência foi registrada na segunda-feira (26/8), no Morro do Querosene, na região central do município vizinho.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba recebeu denúncia de tráfico de entorpecentes pelas imediações do bairro Casa Branca e localizou dois suspeitos no interior de um veículo Uber, conduzido pelo motorista L.F.G. No carro estavam A.V.F.O., 20. anos, e R.V.O., 22 anos.

Após consulta, foi identificado que A.O. era procurado pela justiça e, durante a abordagem, teria oferecido cerca de R$ 39 mil e uma certa quantia de drogas aos guarda municipais em troca de sua liberação.

Neste momento, teria informando onde estava o dinheiro e a droga, em um matagal nas proximidades. Devido ao tamanho do terreno, a CGM pediu o apoio do Canil da Polícia Municipal de São Sebastião.

A busca foi feita pelo K9 Black, especializado neste tipo de busca que em menos de uma hora conseguiu identificar o local onde a droga estava enterrada. Foram apreendidos cerca de 1 mil  invólucros de cocaína e grande quantia em dinheiro, além de balanças de precisão, apetrechos comumente utilizados no preparo e comercialização drogas e telefones celulares.

Diante dos fatos, os dois foram presos em flagrante com base no artigo 302, inciso I, do Código de Processo Penal, uma vez que foram surpreendidos na prática e consumação dos delitos e no artigo 35, da Lei 11.343/06 (Associação para o Tráfico). A.O. também deve responder pelo artigo 333 do Código Penal (Corrupção Ativa) pela oferta de vantagem indevida (dinheiro e drogas) aos GCMs para que o liberasse.

Canil

O Canil de São Sebastião conta, atualmente, com quatro cachorros – Black, pastor Belga especializado na busca de drogas; Thor e Palco, pastores belgas Malinois, em treinamento para atuarem na busca de pessoas e também drogas e armas; e a mascote Beretta, cadelinha adotada pela Polícia Municipal e que atua com apoio emocional com crianças nas escolas e idosos em asilos.

Com a contratação de novos policiais municipais, agora o Canil, coordenado pelo inspetor Wesley Sobral, passa a contar como quatro agentes.

 

#PraTodosVerem: As imagens mostram uma operação noturna da Polícia Municipal com apoio do Canil. Na primeira foto, uma viatura azul do Canil, com os dizeres “Polícia Municipal” e número 153, está estacionada em uma rua de paralelepípedos em um bairro, com a cidade iluminada ao fundo. Nas fotos seguintes, um policial fardado aparece ao lado de um cão de grande porte, de pelagem preta, usado nas ações do Canil. Atrás deles, viaturas da Polícia Municipal exibem sobre o capô diversas embalagens e tabletes de drogas apreendidas. Outras imagens mostram o local iluminado pelas luzes vermelhas das viaturas e motocicletas da corporação estacionadas ao lado. Fim da descrição.