A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), marcou presença entre os dias 21 e 23 de agosto no 9º Salão do Turismo, realizado na capital paulista. Com o tema ‘Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo’, o evento reuniu as 27 Unidades da Federação em uma ampla vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e negócios.
O município participou de forma ativa em dois estandes. No espaço próprio, os visitantes vivenciaram uma experiência imersiva em óculos 3D, que os transportava para um passeio virtual de barco pelo Canal de São Sebastião, com direito à observação de baleias-jubarte.
Já no estande do Circuito Litoral Norte, a equipe da Setur apresentou os principais atrativos sebastianenses, com destaque para o ecoturismo, a hotelaria, a gastronomia, a cultura local e iniciativas voltadas ao turismo sustentável.
Todo o material de divulgação foi disponibilizado em folhetos impressos e digitais, com o site ‘Turismo na Palma da Mão’.
Durante os três dias de programação, foram realizados cerca de 1.000 atendimentos, entre eles, autoridades de destaque como o secretário de Estado do Turismo, Roberto de Lucena; o ministro do Turismo, Celso Sabino; a secretária executiva da Setur-SP, Mônica Samia; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; e o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento consolidou-se como um dos maiores hubs de negócios, cultura e experiências do país, reunindo representantes de todos os estados brasileiros, 38 expositores e 652 empresas, incluindo operadoras de viagens, companhias aéreas, redes hoteleiras e empreendedores locais.
A participação de São Sebastião em feiras e eventos realizados na cidade de São Paulo tem importância estratégica, já que a capital paulista é o maior emissor de turistas para o município.
De acordo com um levantamento feito pela Decolar, empresa do setor de tecnologia de viagens, São Paulo aparece como a 7ª cidade brasileira mais procurada por turistas para visita neste segundo semestre de 2025. Por isso, a presença no Salão fortalece a promoção dos atrativos locais e amplia a conexão com o público que mais visita a cidade.