A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promoveu na sexta-feira (22/8), o lançamento do livro ‘Pequena Nuvem - Cartas de um jovem professor autista" e a palestra ‘Diagnóstico não destino: quando a deficiência encontra caminhos de esperança’, no Espaço Cultura Batuíra, no bairro São Francisco.
Na ocasião, estiveram presentes o autor do livro e munícipe de São Sebastião, Leonardo Salomão; a secretária da Sepedi, Juliana Coelho; o secretário adjunto João Batista Fernandes; e representantes da Sepedi; o secretário de Esporte Ubiratan Mourão e professores da Seesp; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado; a cantora lírica Helena Tavares; o escultor Brian Tavares, além dos representantes dos núcleos da Pessoa Idosa da Sepedi e da sociedade civil.
A jovem cantora lírica e aluna da rede municipal, Helena Tavares, que apresenta o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrilhantou o evento e emocionou a todos com sua voz. O munícipe e artista Brian Tavares que apresenta TEA, expôs suas peças de artes, esculturas em cerâmicas durante o encontro.
O professor Leonardo Salomão ministrou a palestra e compartilhou histórias reais e reflexões inspiradoras sobre como um diagnóstico de TEA não deve ser encarado como uma sentença limitante, mas como um ponto de partida para novas possibilidades. “O autista deve ser amado, respeitado e acolhido”, disse Salomão.
Ainda durante sua palestra ele mencionou questões relacionadas a dor, educação, esperança, amor e superação.
De acordo com a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, o autor Leonardo Salomão escolheu lançar o livro junto à secretaria com o objetivo de fortalecer a autonomia e o protagonismo das pessoas com deficiência, mostrando que esperança e oportunidades podem transformar trajetórias de vida.
“Uma honra para nós o seu carinho e o vínculo com a equipe através do seu olhar inclusivo, que veio de encontro com nossa filosofia”, disse a secretária.
A moradora de São Sebastião, Lucy Saad, 76 anos, com uma filha diagnosticada com o TEA, fez questão de prestigiar o evento promovido pela Prefeitura, sendo uma oportunidade para buscar mais informações e esclarecimento sobre o TEA.
Ao final da palestra, o público presente teve a oportunidade de comprar e levar o livro autografado por Leonardo Salomão.
#PraTodosVerem: imagens do escritor Leonardo Salomão no palco durante sua palestra, outras duas imagens das pessoas reunidas sentadas participando da palestra, observando atentas as informações, e a última imagem do secretário