Em continuidade às ações da Semana da Enfermagem, promovida pela Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, em parceria com a Prefeitura, estudantes de enfermagem participaram da palestra "A Mulher inserida na Sociedade Moderna". A palestra foi ministrada pela doutora Soraya El Hakim no salão social do Tebar Praia Clube (TPC), na última quarta-feira (24/05).
Uma peça de teatro interpretada por alunos do 5º semestre abriram as atividades da noite já trazendo à tona a temática do preconceito contra diversos tipos de mulher: negra, hippie, árabe, surfista, turca, transexual, para mostrar que o importante é que a profissional de enfermagem saiba cuidar, não importando a maneira que ela se veste. Soraya finalizou a primeira parte, parabenizando os alunos envolvidos na peça e destacando a importância do "cuidar da alma do paciente, além dos cuidados técnicos".
A coordenadora de enfermagem da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Isabelli Gonçalves, esteve presente para dar as boas-vindas a todos e parabenizar pela participação na semana. "É com muita alegria que damos continuidade as ações da Semana da Enfermagem e esperamos que todas as discussões e eventos ministrados possam contribuir com o crescimento profissional e pessoal de vocês", destacou.
Após ministrar sobre toda a trajetória da mulher, desde o período medieval até os tempos modernos, a palestrante destacou que, apesar dos avanços rumo à igualdade de direitos, isso não quer dizer que as desigualdades deixaram de existir. "Elas persistem, todavia, de forma mais amena, vez que grande parte da população de mulheres, atualmente, não se silencia", ressaltou ela.
A aluna Amanda Tavares gostou bastante da palestra por mostrar as mudanças concretas que vem ocorrendo no decorrer da história para reduzir o machismo no mercado de trabalho. "Foi uma palestra muito boa, interessante. Reforçou a ideia de que falsos conceitos sobre as obrigações da mulher e do homem têm caído por terra e sido ultrapassados, sendo substituídos por princípios de igualdade", avaliou a estudante do 3º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de São Sebastião (FASS).
O encerramento das atividades da Semana da Enfermagem aconteceu ontem (25/05), com oficinas realizadas na Escola Técnica de Saúde (ETS) e uma palestra "Como Virar o jogo e ser feliz na vida pessoal e profissional" com a professora Patrícia de Souza Guilherme Costa, além de uma mesa redonda com o tema "Ser enfermeiro" finalizando o evento.