A Prefeitura de São Sebastião está tomando providências para resolver o grave problema das pontes e passarelas danificadas pelas fortes chuvas, na Costa Sul do município. Diversas obras emergenciais estão sendo executadas, assim como passarelas provisórias para pedestres e ciclistas. Todas as estruturas de maior porte já estão em fase de licitação e a prefeitura espera recuperar as estruturas ainda este ano.

Em Barra do Una, a Secretaria de Obras (SEO) deve concluir no prazo máximo de 15 dias a passarela emergencial provisória de aproximadamente 70 metros para que a comunidade não fique isolada dos serviços essenciais, como por exemplo a creche do bairro. A nova ponte, que terá estrutura de concreto e aço, com 60 metros de comprimento, por 12 metros de largura já entrou na fase de licitação. Após iniciada, ela deverá ser concluída no prazo de seis meses.

A ponte de Barra do Sahy também já está com o projeto pronto e sendo encaminhado para a licitação. Enquanto isso, está sendo executada a sondagem para a instalação da estrutura que terá 24 metros de comprimento, por 10 metros de largura.

Em Boiçucanga, após entregar a passarela provisória para pedestres, a Ponte “Tião Vaca” já está com a ordem de serviço emitida. A empresa responsável pelo serviço está montando o alojamento para início imediato da fundação da estrutura. A previsão é que a nova ponte de concreto e aço seja entregue no prazo de três meses.

A “ponte do 2800”, no Sertão de Cambury, assim como a passarela do Cambucaieiro encontra-se com a cabeceira pronta e o projeto já foi encaminhado para a licitação.