O Teatro de São Sebastião foi palco para a cerimônia em comemoração ao Mês do Consumidor, na noite dessa quinta-feira (21). Na programação, palestra e debate com o mestre em Direito do Consumidor, Marcelino Sato Matsuda, com o tema “Comércio Eletrônico”.
O coordenador do Procon de São Sebastião, André Batelochi, destacou o apoio da administração municipal nas ações e projetos da instituição. “O trabalho do Procon ficaria limitado sem o apoio da Prefeitura”, considerou ele.
Batelochi cita, como exemplo, a parceria com o Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi) no desenvolvimento de trabalho de orientação aos consumidores da terceira idade. O objetivo é assegurar proteção contra fraudes a idosos no mercado de consumo.
“Estamos trabalhando para que não sejam lesados. Estamos desenvolvendo a capacitação de servidores para a orientação aos idosos, a fim de que não caiam em golpes”, contou o coordenador do Procon.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou o trabalho do órgão no município. “Quando assumimos o Governo, o Procon registrou em 2017 apenas 180 atendimentos. Em 2018 esse número já saltou para 2.500. E este ano, já no terceiro mês, temos 800 atendimentos registrados”, revelou.
Para o prefeito, esse crescimento de ocorrências é reflexo da confiança da população na instituição. “Nossa linha de trabalho é fortalecer as capacitações, e serviços de informação e orientação, respondendo com seriedade ao munícipe. Com isso, cada vez mais a população procura o Procon por acreditar nesse trabalho”, disse.
O Direito do Consumidor tem por objetivo assegurar aos consumidores o acesso às informações quanto a origem e qualidade dos produtos e serviços.
Também marcaram presença o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, César Zimmer, e o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Olivo Ramirez Balut.