Um homem de 25 anos foi preso, na noite da última segunda-feira (17/4), pelos agentes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião, após descumprir medida protetiva e agredir sua ex-mulher, no bairro da Topolândia, Região Central. O homem, que deveria se manter longe da residência por decisão judicial, também agrediu a mãe de sua ex-companheira.
De acordo com o Comandante da GCM, Edgar Celestino, agentes da Patrulha Maria da Penha, cumpriram o mandado de prisão expedido pela justiça, e o agressor foi levado para a Delegacia de Polícia da cidade, para ser transferido posteriormente para o Centro de Detenção Provisória (CDP), em Caraguatatuba.
Sobre a Patrulha
Implantada em abril do ano passado, a Patrulha Maria da Penha tem como principal objetivo atender às vítimas de agressão e violência doméstica. Para isto, uma equipe específica, com agentes treinados e viatura caracterizada, foi exclusivamente destacada pela Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) para compor a patrulha.
De acordo com Celestino, desde o início de 2017 a corporação vem desenvolvendo o chamado Programa Mulher, que inclui a patrulha, cursos de defesa pessoal promovidos na região central e na Costa Sul da cidade. "Fazemos o primeiro atendimento, mas, também acompanhamos os casos semanalmente seja com novas visitas ou com ligações telefônicas e com isso, o resultado do trabalho tem sido bastante positivo", avaliou o Comandante.
Medidas Protetivas
Medidas Protetivas são ações expedidas pelo Poder Judiciário, para que a vítima, quando denuncia o agressor, possa ter o resguardo do poder público quanto a sua segurança. Pode ser, por exemplo, a restrição de distância em que o autor do crime pode se aproximar da denunciante.