Neste mês de março, o Projeto Garoçá está promovendo atividades relacionadas ao tema “São Sebastião, Revivendo nossa história”. O objetivo é despertar nas crianças descobertas sobre a cidade onde moram.

“Fizemos a primeira visita do grupo no Fundo Social de Solidariedade, onde fomos muito bem recebidos pela equipe de funcionários que nos acolheram carinhosamente, orientando e explicando as funções e responsabilidades desse serviço”, contou a coordenadora do Projeto, Luciana Gallani.

Na sequência, os alunos foram até a Câmara Municipal, onde foram recebidos por uma equipe e assistiram a palestra “EduCâmara”, abordando as principais atribuições do poder legislativo.

As crianças puderam sentar nas cadeiras dos vereadores e “legislar” por alguns minutos, entendendo como cidadãos presentes e participativos o processo democrático da cidade.

“O presidente da Câmara, o vereador Teimoso, carinhosamente mostrou as dependências da Câmara e a sala da presidência”, disse Luciana.

Antes dessa ação, as crianças receberam orientações sobre o funcionamento das sessões. “Fizemos uma votação para eleger um vereador mirim, que foi Izaque Dimar, 11 anos. Ele ficou feliz em representar as crianças do Projeto Garoçá e ouvir as necessidades dos bairros da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar para melhorar as condições em vários segmentos”, continuou Luciana.

Izaque ainda fez um pedido ao presidente da Câmara, solicitando a limpeza dos bueiros do bairro, que resultam em muitas enchentes no município, falando que o Meio Ambiente deve ser cuidado e respeitado.

“Agradecemos ao Fundo Social de Solidariedade e a Câmara Municipal pela recepção que fizeram junto as nossas crianças”, finalizou a coordenadora.

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.

O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.