A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH) em parceria com o Centro Integrado Profissionalizante (CIP), formou na última semana alunos do curso de “Auxiliar de Biblioteca”.

O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Segundo o diretor do CIP e de Planejamento da SEDUC, Fábio Aranha, a Prefeitura pretende instalar, em breve, três novas bibliotecas na cidade, sendo uma em Boraceia, na Costa Sul; uma no Centro (na escola Henrique Botelho); e outra no Canto do Mar, Costa Norte. “Temos duas bibliotecárias na rede, então era preciso treinar mais pessoas para a manipulação dos livros, catalogação, higienização. Estamos com quase 15 mil títulos guardados e precisamos de mão de obra pra isso”, explicou Aranha.

De acordo com a secretária de Educação, Ivani Capelossa, a cidade recebeu uma doação grande de livros. “Nós, da SEDUC, estamos em processo de ressignificação dos espaços de leitura nas escolas, e nossa intenção é ter mais três novas bibliotecas. O CIP preparou esses profissionais pra trabalhar nos espaços onde existem livros, bibliotecas, livrarias da cidade”, disse.

Para a bibliotecária que ministrou o curso, Rosângela Rodrigues Ferreira, havia a necessidade de capacitar pessoas devido à demanda na hora de contratação em bibliotecas, particulares ou públicas. “As pessoas não tinham conhecimento de como funcionam os serviços e o atendimento em uma biblioteca”, explicou.

A aluna Elisabete Muniz gostou muito do curso. “É importante porque é um aprendizado a mais. Gosto de trabalhar com o público, sempre tive interesse em saber como funciona uma biblioteca, como se cataloga um livro, e hoje, graças ao CIP e à Prefeitura, aprendi e sei como fazer”, disse.

“Eu amei o curso, está na minha área, trabalho na sala de leitura de uma escola. Aprendi mais a parte técnica, foi maravilhoso. Recomendo pra quem tiver oportunidade. Espero que tenham novos cursos desse tipo, adorei”, contou outra aluna, Zilza Helena da Silva.