A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), iniciou na última quinta-feira (17), um curso básico de Libras para 20 funcionários do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS). A capacitação oferece certificação e terá duração de 20 horas. O objetivo é ampliar e aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva.

A recepcionista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Thayse Lisboa da Silva, disse que o treinamento é primordial. “Nós temos dificuldades em nos comunicarmos com os pacientes surdos e essa capacitação será essencial para termos um atendimento ainda mais adequado e humanizado”.

A funcionária do setor de higienização do HCSS, Luciana Rosa Leite da Cruz perdeu totalmente a audição do ouvido direito há 10 anos e, agora, está perdendo também a do esquerdo. “Eu tinha vergonha de usar o aparelho de surdez. As pessoas falavam comigo e eu não respondia. Não conseguia me comunicar e isso afetou o meu convívio. A prefeitura me auxiliou na compra do aparelho e está me ajudando a aprender a língua de sinais”, contou.

Este é segundo curso que Luciana está fazendo. “Eu já tinha feito um curso no meio do ano, também pela prefeitura e até minha filha Clara, de 16 anos, fez comigo. Ela é o meu alicerce, minha força, pois foi por ela que perdi a vergonha e comecei a me socializar novamente. Isso mudou completamente a minha vida”, contou emocionada.