O Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, realizou, na quinta-feira (14), na tenda do Complexo Turístico da Rua da Praia, a ‘Formatura CIP 2023’.

Em mais de 50 cursos profissionalizantes disponibilizados, gratuitamente, nas três regiões do município - Costa Norte, Região Central e Costa Sul - 985 sebastianenses receberam os certificados de conclusão em diversas áreas com as características econômicas da cidade.

Os cursos ministrados em 2023 foram 'Patchwork’, ‘Roteiro de Costura’, ‘Artesanato’, ‘Massas e Molhos’, ‘Auxiliar de Cabeleireiro’, ‘Auxiliar Administrativo’, ‘Técnicas de Vendas’, ‘Pães Caseiros’, ‘Alimentação Saudável’, ‘Elétrica Residencial Básica’, ‘Pá Carregadeira’, ‘Jardinagem’, ‘Minhocultura’, entre outros.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, o secretário da SEDES, Frederico Mazzucca, o secretário adjunto, Elias Rodrigues, a diretora do Centro Integrado Profissionalizante, Nivea Quinsan, e instituições parceiras que ministraram as capacitações profissionais.

A formanda Cássia Oliveira Campos, 26 anos, casada, mãe de uma filha, moradora do bairro Itatinga agradeceu o certificado. “Sou auxiliar de serviços gerais e fiz o curso de auxiliar administrativo. O prefeito Felipe Augusto acertou muito em investir nessas capacitações e o CIP em nos ofertá-las, de forma gratuita, pois é uma oportunidade única para quem precisa e não tem condições de pagar uma formação desse nível”, avaliou.

“Já fiz vários cursos do CIP. Esta noite me emocionou. Ver essa Rua da Praia lotada de formandos foi maravilhoso”, disse Cleber Souza, 44 anos, autônomo, morador do bairro Boiçucanga.

“Continuaremos a investir em cursos profissionalizantes gratuitos. Cerca de R$ 10 milhões serão destinados às capacitações profissionais. Investir em São Sebastião. Investir no cidadão sebastianense. O desenvolvimento econômico é uma política pública de geração de emprego e renda, de empreendedorismo. Parabéns formandos”, afirmou o prefeito Felipe Augusto.

“Cada um de vocês se dedicou ao máximo para chegar até aqui. Muito esforço e vontade de crescer profissionalmente. Comemorem esta bela conquista”, argumentou Frederico Mazzucca, secretário da SEDES.

“São Sebastião cresce economicamente junto a vocês que estão preparados para o mercado de trabalho. Todos somos São Sebastião. Parabéns por essa vitória profissional”, comentou o secretário adjunto da SEDES, Elias Rodrigues.

“Estou muito emocionada. Concluímos mais um ciclo de capacitações profissionalizantes gratuitas. O ano de 2023 foi de resiliência e reconstrução, após o desastre natural que afetou a cidade em fevereiro, onde o povo sebastianense demonstrou união. As parcerias e a solidariedade nos ajudam, dia após dia, a superarmos e crescermos juntos, em um município forte, com a economia em progresso constante. Cada certificado da Formatura CIP 2023 representa empreendedorismo, geração de emprego e renda. Representa a conquista de um cidadão, um profissional capacitado”, finalizou Nivea Quinsan, diretora do CIP.

As capacitações foram promovidas por meio dos programas municipais ‘Costuração’ e ‘Qualifica São Sebá’, e em parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (CAESP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro Paula Souza (CPS), Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Governo do Estado de São Paulo, por meio dos projetos ‘Cozinhalimento’, ‘Qualificação Básica – Formação Inicial e Continuada (QBFic)’, ‘Empreenda Rápido’ e ‘Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD)’.

 

PraTodosVerem: fotos mostram formatura dos alunos de cursos gratuitos do Centro Integrado Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.