Com lágrimas nos olhos, a aposentada Joceli dos Santos, 71 anos, moradora em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, não se conteve ao receber, na quinta-feira (13), uma geladeira novinha. A dela havia se perdido após o alagamento de 19 de fevereiro e não tinha onde guardar os alimentos.

Ela foi uma das beneficiárias para receber produtos da linha branca (geladeira e fogão) doados pelo Rotary Club local ao Fundo Social e repassados para a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).

No fatídico dia 19 de fevereiro, a água chegou a quase um metro de altura na casa de Dona Joceli e ela perdeu o que tinha. “Outro dia comprei frango para comer na janta e no dia seguinte tive que jogar fora porque azedou”, contou e ao mesmo tempo agradeceu à SEPEDI e Prefeitura por receber a geladeira. “Sou muito grata a todos vocês”.

Quem também agradece o recebimento do produto é a aposentada Maria Elisabete Câmara, 69 anos, que estava com uma geladeira emprestada para guardar seus mantimentos. “Perdi tudo, mesmo com a minha geladeira já no alto. No dia daquela chuva eu e minha cachorrinha Lolla fomos resgatadas por um vizinho e não deu tempo de salvar mais nada. Só nossa vida”.

Dona Irene Maria da Silva Batista, 66 anos, perdeu seu fogão. Até então estava usando da filha, mas ela está indo embora, por isso, contou que chegou em boa hora. “Perdi meu fogão e não consegui mais cozinhar. Minha filha veio morar aqui e nesses dias que ficou em casa pude usar, mas agora ela já encontrou uma casa e está indo embora”.

Quem também foi beneficiada com um fogão foi Dona Marleide Lopes Gomes, 74 anos, que via a água entrar pelo ralo, banheiro, pela comporta e levar embora o que tinha dentro de casa. “Só tenho a agradecer a Deus por estar viva e a todos vocês que estão nos ajudando nesse momento”.

Para a secretária da SEPEDI, Karin Conde, a doação desses produtos pelo Rotary chegou em uma excelente hora para atender essa parcela da população. “São pessoas que sofreram com as enchentes e a Prefeitura tem ajudado a comunidade da melhor forma possível”.