A Defesa Civil de São Sebastião é a primeira do estado de São Paulo a receber o material fornecido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) que instrui e capacita voluntários do município a atuarem em ocorrências no período de chuvas.

O treinamento será ministrado pela Defesa Civil no fim do mês de novembro com voluntários da Brigada de Incêndio Municipal, da própria Defesa Civil e dos núcleos de referência existentes nas comunidades.

No momento, os esforços estão voltados para o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que terá início no próximo dia 1º de dezembro e se estenderá até 31 de março de 2019.

Em uma parceria entre IPT, Defesa Civil Estadual de São Paulo (CEDEC) e Instituto Geológico, o Plano Preventivo de Defesa Civil foi criado em 1988 e é considerado pelos órgãos de segurança um dos mais conhecidos, importantes e eficazes métodos no tratamento a desastres naturais, como inundações e deslizamentos.

Atualmente esta sendo feito pelo IPT, em conjunto com a Defesa Civil local, o mapeamento e atualização cadastral das áreas de risco por todo o município. Os trabalhos devem se encerrar no próximo mês de dezembro. São Sebastião conta hoje oficialmente com 93 áreas de riscos de costa norte à costa sul.

O Secretário de Segurança Urbana, Emerson Elias, destacou a importância do material recebido. “Demonstra a confiança que o Estado tem na Defesa Civil de São Sebastião. Temos agentes preparados, equipados e com um PPDC estruturado, poderemos minimizar os riscos e evitar que os moradores do município sejam atingidos”, completou o Secretário.

Já o coordenador da Defesa Civil, Ricardo dos Santos salientou o trabalho feito pelos agentes ao longo de todo o ano. “Não só no período de chuvas, mas durante todos os meses, a Defesa Civil realiza ações e treinamentos incansáveis que permitem que nesta época sejamos capazes de profissionalizar outras pessoas para atuarem junto conosco no período mais crítico do ano, que é o de chuvas”, frisou.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, a região foi responsável por 30% de todas as demandas atendidas pela Defesa Civil no ano de 2017. Com relação a capacitação do PPDC, serão treinados 35 voluntários para o verão 2018/2019.

Serviço:

Caso você queira também ser um voluntário da Defesa Civil, as inscrições podem ser feitas pessoalmente na base da instituição situada no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central de São Sebastião. Ou através do telefone 3892-6840, das 9h às 16h.