O Balneário dos Trabalhadores se tornou um verdadeiro cinema a céu aberto e foi palco para a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, com o filme “Blue: o triste oceano”, que aborda a problemática da pesca predatória e das consequências danosas da presença do lixo nas áreas costeiras e ambiente marinho, no último sábado (12/01).
“Sensacional! Isso deve acontecer em todas as praias. É um filme que desperta a conscientização e o pessoal precisa disso”, comentou Elizângela Frederici, moradora de Juquehy, na Costa Sul da cidade.
O filme mostra, através de entrevistas com ativistas, a história das mudanças em nosso oceano para defender a necessidade de preservá-lo. Metade da toda a vida marinha foi perdida nos últimos 40 anos. Em 2050, haverá mais plástico do que peixes nos mares. Diferente do que imaginamos nos últimos séculos, o oceano não é um lugar de recursos ilimitados, imune à mudança e ao declínio.
O munícipe Deangeles Oliveira considera que ações como essa pode engajar a população e despertar até mesmo para a necessidade da praia limpa. “Quando soube do filme, esse foi o principal motivo de vir. A praia é uma consequência”, disse Oliveira.
A exibição do filme integra a programação do projeto Verão no Clima, que tem como proposta realizar uma intensa ação de educação ambiental nas praias, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos. Tendas fixas estão instaladas na praia das Cigarras e Balneários dos Trabalhadores (Região Central), e em Maresias e Juquehy (Costa Sul), com dezenas de monitores realizando ações presenciais de sexta a domingo, das 8h às 18h, até o dia 6 de março.
O “Verão no Clima” é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Esportes, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e de Governo.