A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), divulgou nesta terça-feira (19/8) balanço do 15º Mutirão de Castração, realizado pelo PATA Móvel, em Maresias, na Costa Sul do município, no último sábado (16/8). Foram registrados 68 agendamentos, mas somente 34 tutores, ou seja, 50%, levaram seus pets até a unidade móvel para serem castrados.

Durante os mutirões de castração, que são realizados periodicamente pela equipe do serviço em diferentes bairros da cidade, são oferecidas 50 vagas para castração de animais, sejam eles cães ou gatos, de forma gratuita. O agendamento deve ser feito previamente pelo Whatsapp (12) 9783-9401.

A médica veterinária, Myriam Id, que é a responsável técnica pelo PATA, reforça a importância dos tutores que agendaram horário para seus animais, comparecerem. “A castração não só é importante para o controle de natalidade, como também várias doenças, entre elas, os tumores de mama, próstata e infecção uterina”, disse a veterinária.

Segundo ela, o mutirão ocorreu sem nenhuma intercorrência, executado pela nossa equipe altamente qualificada, que além de exercer seu trabalho com muita técnica, também tem muito amor pelo que faz”, ela completou.

A castração de animais é um procedimento cirúrgico que remove os órgãos reprodutores dos animais (testículos dos machos, útero e ovário nas fêmeas), além de ser considerado o método mais eficaz no controle de natalidade para os animais que vivem em situação de vulnerabilidade também trazendo benefícios para a saúde destes pets.

Em São Sebastião, os mutirões realizados pela unidade móvel do PATA fazem parte de um conjunto de iniciativas que são aplicadas para realizar o controle da população animal, além de promover e resguardar a saúde pública.

 

 

#PraTodosVerem: População de Maresias levou seus animais para serem castrados durante o 15º Mutirão de Castração realizado pela equipe do PATA Móvel. Fim da descrição.