Uma ação conjunta realizada na segunda-feira (18/8) entre a Polícia Municipal de São Sebastião e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba permitiu a apreensão de um menor acusado de tráfico de drogas.
A ocorrência teve início no município vizinho, por volta das 13h, quando os GCMs realizavam patrulhamento de rotina nas imediações da Praça do bairro Perequê, na região sul, e avistaram uma motocicleta sendo conduzida por um homem em atitude suspeita.
Ele não teria obedecido à ordem de parada e durante a fuga deixou o veículo, com chave e capacete, em frente à uma residência localizada na Travessa Dario Leite Carrijo, no bairro Jaraguá, já na Costa Norte de São Sebastião, sumiu mato adentro.
A partir daí, os GCMs solicitaram apoio da Polícia Municipal de São Sebastião que entraram na casa onde a moto foi deixada e encontraram o menor D.R.B., 17 anos, que no momento fazia a separação de uma substância esverdeada com características visuais e odor semelhantes à maconha.
Em revista pessoal, os agentes encontraram em sua posse R$ 34 em espécie e um aparelho celular. Já no interior da casa localizaram 233 porções de substância análoga à maconha, além de uma balança de precisão, embalagens plásticas do tipo ‘zip’, dois rolos de saquinhos, duas facas e uma bandeja, utensílios comumente utilizados para o preparo e embalagem de entorpecentes.
Diante dos fatos, o adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde foi registrado o boletim de ocorrência de tráfico de drogas (artigo 33 do Código Penal) e o menor ficou apreendido à disposição da Justiça, devendo ser conduzido para a Fundação Casa uma vez que, no entender da Polícia Civil, o adolescente mantinha em depósito quantidade significativa de entorpecente, o que afasta o mero consumo pessoal, especialmente pela forma de acondicionamento, volume, instrumentalização e localização dos fatos.