Cerca de 30 idosos do projeto Valorizando a Pessoa Idosa – da Fraternidade Assistência Cultural à Terceira Idade (FACULTI) – dos grupos da Topolândia, São Francisco e Costa Norte, de São Sebastião, realizaram ontem (10/10) passeio com destino a Ilhabela.
O "Rolezinho", como é chamado, é uma atividade prática da oficina de autonomia e independência, no qual os idosos, através de atividades do cotidiano, avaliam em conjunto sua capacidade de fazer escolhas, gerindo sua própria vida (autonomia) e de realizar suas tarefas e desafios diários com ou sem auxílio de outros (independência).
O ponto de encontro foi na área de pedestres da travessia de balsas do lado de São Sebastião. Os idosos chegaram até o ponto de encontro, cada um por sua conta.
Em Ilhabela, o grupo usou o transporte coletivo (gratuito a partir dos 60 anos) para ir até a Vila, onde visitaram o Centro Histórico e a Igreja Nossa Senhora d'Ajuda e almoçaram.
Nessa atividade, familiares puderam acompanhar os idosos respeitando os objetivos da atividade proposta.
O projeto Valorizando a Pessoa Idosa é desenvolvido pela FACULTI em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH), por meio dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Topolândia, Costa Norte e Boiçucanga.