A noite de segunda-feira (1º/9) foi marcada por muita emoção e conquista com a posse dos 62 novos policiais municipais de São Sebastião que passaram a integrar a corporação. Com o recinto da Rua da Praia lotado de familiares e demais convidados, os integrantes também foram recepcionados pelo prefeito Reinaldinho Moreira, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos., vereadores, autoridades policiais e de outras cidades.

O jovem Kauan Kenji Romeira Rigo dos Santos, 18 anos, não conteve a emoção ao ver seu pai Rafael Gines, 35 anos, entrar na praça. “Esse era o sonho dele. Há 15 anos prestava concurso porque queria usar farda e hoje está aqui”, disse ele, acompanhado da mãe Alessandra Romeira Gines, 40 anos. Eles saíram de Mogi das Cruzes e agora residem no Litoral Norte.

Emoção também para o policial André Prado que viu seu filho Guilherme Marques ser empossado na mesma profissão que tem há 17 anos. “É muito orgulho ver como ele se dedicou e foi o primeiro da turma”. Já Marques lembrou que desde criança tinha o pai como exemplo dentro de casa, por isso, não pensou duas vezes ao prestar o concurso e hoje realizar o sonho de ser um policial municipal.

O comandante da Polícia Municipal, André Maciel, agradeceu ao prefeito por entender a necessidade da contratação dos aprovados no concurso. “O senhor fez a promessa e não deixou ninguém para trás. Estou vendo essa tropa aqui, é emocionante para mim, para toda a minha corporação, os antigos que estão aqui vendo também. Nós sabemos o quanto lutamos para chegar nesse momento”.

Ele lembrou que São Sebastião é um dos municípios mais seguros e que a tropa estará nas ruas, combatendo a criminalidade, cada vez mais trazendo sensação de segurança para a população. “Eu não tenho dúvida que essa sensação vai aumentar cada vez mais, no que depender de nós. Vamos conseguir tirar do papel as políticas públicas, que era um sonho para nós”.

Entre essas políticas, ele citou a criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), polícia comunitária para atuar nos bairros, ronda de bike, patrulhamento marítimo, pelotão da Polícia Ambiental, entre outros.

Houve um agradecimento ao presidente da Associação Comercial e Empresarial, Fernando Aguiar, pela doação das bikes que também vai patrulhar a área central; aos deputados estaduais Capitão Telhada e Letícia Aguiar, pela indicação de emendas voltadas para Segurança Pública,  

O prefeito Reinaldinho lembrou o período que assumiu e o esforço feito para que os novos policiais pudessem ser chamados. “Não podia ser inconsequente de contratar sem ter dinheiro para pagar. Eu fiz a promessa que assim que conseguisse isso seria feito, dei até data. Cortamos na carne, tiramos, reduzimos, cortamos o contrato, fizemos um decreto de contenção para que pudesse reduzir cerca de 30% todos os contratos, reorganizamos. Enfim, toda a reorganização financeira foi para que pudesse chegar e fazer uma reunião com a Comissão dos Policiais Municipais. Os senhores sabem que eu cumpri tudo que eu disse e assim será a nossa relação, enquanto eu estiver prefeito nesta cidade, a relação vai ser sempre olho no olho, o que falar vai ser cumprido, nada vai ser iludido”.

Ele disse ainda que “quero que vocês saibam que é um dos dias mais orgulhosos enquanto estou prefeito aqui, de verdade, eu me senti, segurei minhas emoções quando vi os senhores entrando, e segurei mais ainda minhas emoções quando vi todos os senhores cantando o hino da nossa cidade, obrigado pela dedicação, poucos nasceram aqui, mas a maioria escolheu vim pra São Sebastião, e hoje também são privilegiados de viver em São Sebastião e mais do que isso, ter a honra de proteger a cidade de São Sebastião”.

O presidente da Câmara, Edgar Celestino, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Jaquelline Rodrigues, também estiveram entre os presentes que puderam falar aos novos policiais.