A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira (01/09) mais uma medida para garantir e aprimorar a qualidade da assistência ao paciente no Hospital das Clínicas de São Sebastião (HCSS).
Trata-se do Huddle de Segurança, ou Safety Huddle, uma ferramenta de reuniões curtas realizadas diariamente, que permite à equipe multiprofissional seja assistencial, administrativa e serviços de apoio gerenciar a qualidade dos serviços prestados e a segurança do paciente, além de identificar precocemente possíveis falhas nos processos de trabalho. “Esta prática visa fortalecer a comunicação, alinhamento dos departamentos, promover uma cultura de segurança, melhorar a qualidade do atendimento e diminuir danos evitáveis, otimizando tempo e favorecendo assertividade nas ações”, disse o superintendente do HCSS, Alfredo Simões.
O superintendente disse que ao identificar e resolver problemas de forma proativa, o huddle ajuda a prevenir eventos adversos. “Contribuindo ainda para um planejamento mais eficaz e assistência mais segura com maior qualidade para os pacientes”. “Todas as novas ações de melhorias na instituição estão sendo baseadas nas diretrizes do Ministério da Saúde, focadas na segurança do paciente, que é nosso principal objetivo”, explicou o superintendente do HCSS.
#PraTodosVerem: HCSS iniciou modelo Safety Huddle, ou Huddle de Segurança, para trazer mais segurança ao trabalho diário dos profissionais da instituição. Fim da descrição.