A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), apoiou a participação dos pescadores do município no encontro regional do Grupo de Trabalho (GT) da Tainha do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que foi realizada na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, na última sexta-feira (29/8).
A reunião contou com a presença de representantes da Associação de Pescadores de Boiçucanga e da Colônia Z-14 Almirante Tamandaré, entre outros pescadores da cidade em geral. Além da equipe da Semam, que deu todo o suporte para o encontro ocorrer.
O objetivo da reunião foi realizar o diagnóstico da atividade pesqueira da tainha no Litoral de São Paulo, visando identificar as demandas dos pescadores artesanais, bem como demais temas pertinentes à pesca artesanal do Estado.
Durante a reunião, os pescadores puderam explicar para os membros do Ministério da Pesca e Aquicultura como ocorre a pescaria da tainha na região, quais são suas técnicas de pesca e as principais dificuldades enfrentadas, além de tratarem de diversos assuntos como as documentações de pesca, a obrigatoriedade, a partir de dezembro, do uso do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), o período do defeso do camarão, dentre outros.
O Grupo foi instituído pela Portaria MPA nº 391, de 19 de dezembro de 2024, com finalidade de subsidiar a gestão da atividade pesqueira da tainha (Mugil liza) no ano de 2025. Sendo assim, uma etapa prevista na referida portaria.
Para a diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Semam, Simone Monteiro, o contato direto com os pescadores e agricultores da região é primordial para traçar um planejamento conjunto. “A participação dos nossos pescadores nesse encontro é fundamental para garantir que a voz da pesca artesanal de São Sebastião seja ouvida em discussões regionais e nacionais. Esses espaços fortalecem a representatividade da categoria e contribuem para o desenvolvimento de políticas mais justas e sustentáveis para a atividade pesqueira”, afirmou Simone.
A equipe do GT contou com uma delegação de cinco servidores, com integrantes da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal (SNPA), da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (Sermop), Secretaria Nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva (SNPI) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Entre tantos representantes de importantes entidades ligadas à pesca, o evento contou com a presença do superintendente de pesca do Estado de São Paulo, Adauto Batista de Oliveira.
#PraTodosVerem: fotos do encontro regional do Grupo de Trabalho (GT) da Tainha do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que foi realizada na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba. As imagens mostram o grupo de pescadores atentos a reunião. Fim da descrição.