A Prefeitura de São Sebastião, em uma ação conjunta por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e da Secretaria da Educação, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), convida todos os interessados em inclusão e esporte adaptado a participarem de uma capacitação gratuita e certificada em Educação Paralímpica.

A formação faz parte do programa nacional de difusão do esporte paralímpico e está disponível no formato EAD assíncrono, com certificação emitida pela Universidade Federal de Uberlândia. Qualquer cidadão pode se inscrever — educadores, estudantes, servidores públicos, profissionais da saúde, esportistas, familiares de pessoas com deficiência, entre outros.

Os cursos podem ser concluídos em até 60 dias e contam com conteúdo acessível e voltado à construção de uma sociedade mais inclusiva por meio do esporte. São três módulos obrigatórios:

  • Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte – 46h
  • Educação Física e Esportes para Estudantes com Síndrome de Down – 40h
  • Educação Física Escolar e Autismo: Estratégias e Inclusão – 20h

Inscreva-se gratuitamente no curso EAD: https://tinyurl.com/3x44n4e3

“O esporte é uma ferramenta transformadora e inclusiva”, destacou a secretária da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Juliana Coelho. “Nosso objetivo é formar profissionais e estimular a participação de pessoas com deficiência nas modalidades esportivas. Estamos começando com aulas de bocha adaptada para cadeirantes e natação, e vamos ampliar conforme o interesse da população. Este curso, ministrado por professores renomados, traz uma grande oportunidade de aprendizado, com fundamentos básicos e as adaptações necessárias para o desenvolvimento esportivo.”

1º Seminário de Educação Paralímpica de São Sebastião

Após a conclusão dos cursos online, os participantes poderão se inscrever na etapa presencial do 1º Seminário de Modalidades Paralímpicas, que será realizado no dia 28 de julho de 2025, das 8h30 às 17h30, no auditório da SEDUC e no CAE do Pontal da Cruz, em São Sebastião.

A iniciativa tem como objetivo capacitar e sensibilizar a sociedade sobre o esporte adaptado, promovendo o conhecimento técnico, a vivência prática e a valorização da diversidade. Embora o seminário seja especialmente voltado a educadores e profissionais da área esportiva, as formações estão abertas a todos os interessados, como estudantes, profissionais da saúde, familiares de pessoas com deficiência e demais cidadãos engajados com a causa da inclusão.

O encontro presencial será uma oportunidade para aprofundar conhecimentos com oficinas práticas, troca de experiências e contato direto com profissionais especializados e metodologias aplicadas ao esporte paralímpico.

 

Serviço

Capacitação sobre esporte paralímpico

Data: 28 de julho de 2025
Horário: 8h30 às 17h30

Local: Seduc e CAE do Pontal da Cruz
Inscreva-se no seminário presencial: https://tinyurl.com/3zba7feu
Informações adicionais: (12) 3892-4890

#PraTodosVerem: Card digital com fundo azul escuro e detalhes em verde neon e amarelo. À esquerda, o título em destaque: “Educação Paralímpica”. Abaixo, dois quadros de divulgação de cursos. O primeiro, à esquerda, traz o título “Educação Física e Esporte para Estudantes com Síndrome de Down”, com carga horária de 40h, 60 dias para conclusão, 100% EaD e como pré-requisito ter concluído o curso “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”. A imagem de fundo mostra uma jovem sorridente praticando atividade física. Ao lado, o segundo quadro: “Educação Física Escolar e Autismo”, com carga horária de 20h, também 60 dias para conclusão, curso 100% EaD e o mesmo pré-requisito. A imagem de fundo mostra crianças e adolescentes jogando futebol. À direita da imagem, uma fotografia estilizada com filtro em azul, verde e amarelo mostra dois atletas paralímpicos correndo em pista de atletismo com próteses nas pernas. Na parte inferior do card, estão os logotipos das instituições envolvidas: Prefeitura de São Sebastião, UFU, Impulsiona, Instituto Península, Loterias Caixa e Governo Federal do Brasil.