A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), participou na terça feira (1/7), da 9ª edição da Expo Fatec 2025, com o objetivo de mostrar aos alunos e visitantes as iniciativas promovidas pela gestão pública para o desenvolvimento sustentável e no descarte correto de resíduos, além de medidas socioambientais adotadas para a preservação do meio ambiente.
Durante o evento, a Divisão Socioambiental levou para a exposição o Programa E-Lixo e apresentou todo processo de logística reversa do programa bem como iniciativas criativas e tecnológicas nas mais diversas áreas, com potencial para parcerias, aplicações práticas e oportunidades de desenvolvimento conjunto entre academia e setor produtivo.
De acordo com o chefe de divisão socioambiental, Silvio Peres, a Expo Fatec tem se consolidado como uma importante vitrine para a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos, mostrando o compromisso com a inovação, a pesquisa aplicada e a formação de profissionais alinhados com as demandas do mercado.
Os resultados do Programa E-Lixo, iniciado em 2021, apontam para uma consolidação desta política pública desenvolvida pela Semam. De acordo com a secretaria, até o primeiro semestre de 2025, o total de resíduos eletrônicos destinados para a reciclagem ao Instituto Nova Ágora de Cidadania (CRC-INAC), resultou em aproximadamente 5 toneladas. Como contrapartida, a Semam recebeu do INAC e já disponibilizou, ao todo, 20 computadores remanufaturados à instituições que desenvolvem trabalhos socioambientais no município, entre elas, a Associação de Pescadores de Boiçucanga, a Cooperativa de Catadores de Resíduos e o Projeto Garoçá, possibilitando por meio da logística reversa e a correta destinação de resíduos, a inclusão digital a custo zero para a Prefeitura de São Sebastião.
#PraTodosVerem: imagens de alunos e professores durante a exposição, troca de lixo eletrônico por mudas nativas.
Foto | Divulgação