Como parte da programação da exposição ‘Herança em Camadas’, que está aberta na Casa da Cultura, no Centro Histórico de São Sebastião, até 3 de agosto, o espaço cultural recebe a oficina gratuita ‘Natureza em Movimento: criação de curta em Stop-Motion’.
As inscrições já estão abertas e o curso terá duas turmas, das 10h às 12h e das 14h às 16h, no dia 1° de agosto (sexta-feira). Quem tiver interesse precisa preencher o formulário online (https://forms.gle/8K5nh9XovGo55QNe8), pois as vagas são limitadas a 10 participantes maiores de 12 anos por turma.
De acordo com a artista idealizadora da exposição e orientadora da vivência, Letícia Andra, os participantes irão, a partir da inspiração de uma visita guiada à exposição, fazer a modelagem de personagens e criar cenários com elementos da natureza e recicláveis que serão utilizados para a produção coletiva de um curta-metragem em stop-motion, com recursos acessíveis e baseados nas memórias despertadas ao longo da vivência.
Segundo a artista Letícia Andra, a oficina é uma continuidade da exposição. “A vivência é esse espaço onde a arte da exposição se desdobra em encontro, onde o público também cria com as mãos e a memória. Não é só sobre olhar, é sobre sentir. Uma jornada criativa e sensível com diálogos sobre ancestralidade, território e linguagem visual. Terá também a roteirização coletiva com narrativas com o tema ‘manifesto a natureza mãe’ e a produção artística em grupos com elementos plásticos que resultará no curta em stop motion”, afirma.
Herança em Camadas
Em cartaz até 3 de agosto, a exposição ‘Herança em Camadas’ ocupa três salas do casarão histórico no Centro de São Sebastião e combina instalação sensorial, vídeo-performance e fotografias em camadas. A obra propõe um mergulho poético nas heranças culturais e corporais, dialogando com a estética afro-brasileira e com os estudos sobre tempo, corpo e memória da pesquisadora Leda Maria Martins. A mostra foi viabilizada com recursos do Programa de Fomento Cultural de São Sebastião – SP 2024, por meio da Prefeitura Municipal, Fundass e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
De acordo com Letícia, inspirada nas ideias de Nêgo Bispo sobre ‘desenvolvimento como enraizamento’ e no pensamento de Ailton Krenak, que nos convida à suspensão do fim do mundo, a oficina propõe a criação como um rito. “Cada gesto artístico será um manifesto, cada personagem moldado, uma história viva feita de matéria ancestral”, afirma.
A Casa da Cultura fica na Av. Dr. Altino Arantes, nº 174, Centro. Mais informações: produtora.corpo.ancestral@gmail.com e no Instagram @herança.em.camadas
Serviço:
Oficina ‘Natureza em Movimento: criação de curta em Stop-Motion’ (parte da programação da exposição Herança em Camadas
Data: 1º de agosto (sexta-feira)
Local: Casa da Cultura de São Sebastião
Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, 174 – Centro
Horários:
Manhã: 10h às 12h
Tarde: 14h às 16h
Inscrições: https://forms.gle/8K5nh9XovGo55QNe8
Gratuito | Vagas limitadas (10 participantes por turma, a partir de 12 anos)
Informações: produtora.corpo.ancestral@gmail.com e no Instagram @herança.em.camadas
#PraTodosVerem: imagens de elementos da natureza e recicláveis sendo gravados para um filme stop-motion. Fim da descrição.