A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), concluiu na semana passada sua inclusão no sistema Hórus, plataforma do Ministério da Saúde para gestão da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).
A implementação ao sistema inclui 21 farmácias da rede pública municipal de saúde, sendo 16 unidades de atenção básica, três farmácias do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e duas farmácias 24 horas, uma na região central e outra na Costa Sul da cidade.
“Esse sistema auxilia na gestão da assistência farmacêutica, uma vez que possibilita termos um controle melhor de todo o nosso estoque e também uma dispensação mais segura dos medicamentos. Essa gestão do estoque acontece desde nossa central de abastecimento, que é o nosso almoxarifado da saúde e estende-se até todas as farmácias do município”, disse o farmacêutico Jônatas Eduardo Nascimento, coordenador de farmácias da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), que é vinculada a Sesau.
Com a inclusão na plataforma, o coordenador de farmácias disse que vai ser possível ter uma gestão mais eficiente e precisa do estoque, possibilitando um abastecimento mais eficaz do município, gerando um melhor aproveitamento dos nossos recursos.
“O sistema ainda integra informações com o prontuário eletrônico (PEC), oferecendo informações de estoque dos medicamentos prescritos pelo médico e possibilita um acompanhamento mais eficiente dos nossos pacientes, uma vez que, conseguimos acompanhar o tratamento deles registrado no sistema, corroborando para promover um uso mais racional dos medicamentos. Nessa primeira fase, iniciamos pelo registro dos medicamentos controlados, que são aqueles que necessitam de receita especial e contabilizam 36 pessoas”.
A previsão é que até o final deste ano todos os cerca de 250 itens que são disponibilizados nas farmácias sejam incluídos na plataforma. “Nessa fase de implantação inicial, nós decidimos fazer só os medicamentos controlados. Com isso, nós conseguimos treinar nossos colaboradores e preparar para a próxima fase que é implantar todos os mais de 200 itens que entregamos”, disse Jônatas Nascimento.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, comemorou a nova conquista do trabalho realizado em equipe para proporcionar mais praticidade aos pacientes da rede pública. “É mais uma conquista para ser comemorada, fruto de um trabalho e profissionais qualificados preocupados em fazer o melhor”.
#PraTodosVerem: Farmácias da rede pública ingressaram na plataforma Hórus, do Governo Federal, para gestão de medicamentos. Fim da descrição.