A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou a modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) com a digitalização do cartão físico do sistema, que agora passará a funcionar digitalmente por meio da integração com o app do ‘Meu SUS Digital’. Assim, todos os pacientes terão acesso à versão digital do documento, como já ocorre com o E-Título. Entretanto, isso não impede de solicitarem um novo cartão físico, se necessário.   

A digitalização começou em julho quando foi instituída a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), como a plataforma oficial de integração de dados do SUS com base no decreto assinado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha e pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. Desta forma, pela Lei Federal 14.534/2023 o paciente pode utilizar o CPF como documento único em diversos bancos de dados públicos, mas não vai extinguir o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é fundamental para o acesso e controle das informações de saúde no sistema do SUS.

Grande parte dos Estados e dos municípios brasileiros já estão conectados à nova plataforma de maneira segura e padronizada. Por meio do Meu SUS Digital, SUS Digital Profissional e SUS Digital Gestor, cidadãos, profissionais da área e gestores passam a gerir o acesso e controle as suas informações dentro do Sistema Único de Saúde.

Pelas estimativas do governo federal, até o final deste ano todos os Estados do país devem concluir a operação. “Lembrando que a migração dos sistemas de saúde para o uso exclusivo do CPF será feita de modo gradativo sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, principalmente o Sistema Hórus, utilizados nas farmácias do Município para a retirada de medicamento, onde ainda necessita da numeração do Cartão do SUS, para os munícipes que não tiverem o número  podem consultar pelo app Meu SUS Digital, disponível em todas as plataformas Android e IOS”, disse o chefe da Divisão de Planejamento da Secretaria de Saúde de São Sebastião, Marcos Corradino.

 “Com o uso do CPF como identificador único no SUS, teremos acesso mais seguro e simplificado aos cidadãos, eliminando duplicidades e fragmentação dos dados da saúde, criando uma visão precisa e integrada do histórico de cada paciente. Otimizando o atendimento e reduzindo a burocracia nas unidades de saúde”, destacou Corradino.

Segundo o Ministério da Saúde, já são quase 60 milhões de downloads do app ‘Meu SUS Digital’, somando os dois sistemas operacionais dos telefones celulares, o IOS e Android. “O Meu SUS traz empoderamento ao paciente fazendo com que ele tome decisões mais conscientes sobre seus tratamentos”, disse a secretária de saúde Laysa Pires.

Em São Sebastião, a secretária disse que o aplicativo já está disponível e agora os pacientes já podem baixar na loja de aplicativos dos celulares. “Já estamos informando os pacientes nas unidades de saúde sobre como proceder para realizar essa atualização, destacou a secretária.

#PraTodosVerem: São Sebastião começou a integrar cartões físicos com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Nova modalidade vai melhorar o acesso e gestão dos pacientes aos seus dados, reduzindo a burocracia nas unidades de saúde. Fim da descrição.       

Foto: Divulgação | PMSS