A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), realiza até o dia 25 de setembro diversas ações de conscientização nas escolas do município, em alusão à Semana Nacional de Trânsito.

As atividades incluem palestras e circuitos interativos temáticos, desenvolvidos com o objetivo de reforçar a educação para o trânsito e conscientizar sobre a importância da segurança viária. As iniciativas contam com a participação de órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), preparando crianças e profissionais da educação para contribuir com a construção de um trânsito mais seguro para todos.

Nesta quarta-feira (17/9), a agente Daniela Daltio, responsável pela Educação no Trânsito na Segur, esteve na EMEI Pônei Azul, na Enseada, onde promoveu palestras sobre sinalização e regras de segurança, como o uso correto do cinto de segurança.

Ela também realizou atividades lúdicas e práticas em um cenário montado onde ensinou as crianças a atravessar a rua utilizando a faixa de pedestre e mesmo o uso do semáforo, com a prioridade das cores. Com isso, e utilizando bicicletas, eles aprenderam a respeitar o semáforo andando só quando ele estivesse verde.

A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha que ocorre anualmente, entre 18 e 25 de setembro, conforme previsto no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Programação:

19/09 – 9h

Creche São Sebastião – Rua Cidade de Santos, nº 176, Vila Amélia

 

22/09 – 9h e 13h30

EMEI Branca de Neve – Rua Benedito Izidoro de Moraes, nº 671, Juquehy

 

23/09 – 8h30 e 13h30

EM Solange de Paula – Avenida Dário Leite Carrijo, nº 527, Enseada

 

24/09 – 13h30

Creche Meire Vasques – Rua Antônio Geremias de Jesus, nº 138

 

25/09 – 8h30 e 13h30

EMEI Chapéuzinho Vermelho – Rua Martins do Val, nº 230, São Francisco

 

#PraTodosVerem: As imagens mostram uma atividade educativa de trânsito realizada em uma escola. Crianças pequenas, usando uniformes escolares, participam de um circuito montado com cones, faixas, placas de sinalização e semáforos. Algumas crianças andam de bicicleta seguindo as orientações, enquanto outras atravessam a faixa de pedestres de mãos dadas, acompanhadas por agentes de trânsito uniformizados que orientam e interagem com os alunos. Em outro momento, as crianças estão sentadas no chão, atentas e sorridentes, ouvindo as explicações da agente de trânsito. O ambiente é colorido e organizado, com clima de aprendizado e diversão.

 

*Com supervisão de Mara Cirino