A equipe da Vigilância Socioassistencial de São Sebastião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes)  participou do Encontro Geral do Projeto Estadual de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social Estadual, na cidade de São Carlos (SP).  

Representaram a equipe de São Sebastião as assistentes sociais Cláudia Loures e Valéria da Costa. A atividade desenvolvida no encontro teve como tema ‘Estudos e Diagnóstico - conceitos e metodologias’.

Lançado no mês de maio, contemplando 184 municípios, inclusive São Sebastião, o Projeto Estadual de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, integra as funções da Política de Assistência Social e possui estreita relação com as áreas de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial.

O conjunto de atividades do projeto são: Organização, estruturação e padronização de informações; Gerenciamento e consulta de sistemas Informatizados; Elaboração de diagnósticos e estudos; Monitoramento e Avaliação; Planejamento e organização de ações de busca ativa e Notificações de Violências e Violações de Direitos.

Este ciclo de formações tem o objetivo consiste em padronizar as informações e relatórios estatísticos e é o início de um trabalho colaborativo para a criação do diagnóstico socioterritorial.

Centro de Referência de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Endereços

Cras Topolândia – Centro de Referência da Assistência Social

Rua Onofre Santos, 106 – Viela I – Topolândia - Telefone: 3892-2970

Cras Boiçucanga - Centro de Referência da Assistência Social

Rua Sargento Felisbino da Silva, 200 – Boiçucanga - Telefone: 3865-1527

Cras Costa Norte - Centro de Referência da Assistência Social

Rua Machado de Assis, 410 – Canto do Mar - Telefone: 3861-1434

 

#PraTodosVerem As imagens mostram momentos do Encontro Geral do Projeto Estadual de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, realizado em São Paulo, com a presença de profissionais e gestores da área. Em uma das fotos, participantes acompanham atentamente a apresentação de um palestrante em auditório, enquanto na outra duas representantes posam ao lado do banner oficial do evento, que destaca a importância da iniciativa. Fim da descrição.