Posto de Atendimento ao Trabalhador - São Sebastião

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA – IMO

Objetivo:

(Re)Colocar o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, o Sistema de Emprego dispõe de informações acerca das exigências dos empregadores ao disponibilizarem suas vagas junto ao PAT. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.

O que é intermediação?

A intermediação de mão-de-obra (IMO) assume a natureza de serviço público gratuito, que se destina a inserir ou recolocar o profissional no mercado de trabalho de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

A IMO compreende os seguintes serviços:

CAPTAÇÃO DE VAGAS JUNTO ÀS EMPRESAS

Objetivo:

Oferecer gratuitamente aos empregadores (pessoa física ou jurídica) um processo de pré-seleção dos candidatos à vaga desejada. As empresas informam os requisitos necessários para o exercício da função, entre eles: cargo, idade, sexo, escolaridade, tempo de experiência; salário, benefícios, local de trabalho, entre outros.

 

PROGRAMA ESTADUAL DE QUALIFICAÇÃO
E REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - PEQ

Objetivo:

Programa gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que visa oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional, em todas as regiões de São Paulo, com o objetivo de capacitar o trabalhador para as novas exigências do mercado de trabalho e exercício da cidadania.

 

 

Público-alvo:

Trabalhadores desempregados ou em vias de perder o emprego, pequenos e micro produtores e trabalhadores autônomos.

 

Como funciona:

Em 2007 a Fundação SEADE foi contratada pela SERT para realizar pesquisa a fim de caracterizar a Estrutura do Mercado e Tendências da situação ocupacional no Estado de São Paulo. Esta pesquisa gerou o diagnóstico das demandas de qualificação profissional no âmbito do Estado, que por sua vez, está norteando as ações da Secretaria nessa área.

Para executar os cursos a SERT contratou as seguintes instituições especializadas em ensino profissionalizante: Senac, SENAI, Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e CEFET (Escolas Técnicas Federais).

 

Como participar:

Os interessados nos cursos deverão procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou fazer o cadastro diretamente no Portal MTE Mais Emprego.

 

 

PROGRAMA DE APOIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PADEF

Objetivo:

Proporcionar à pessoa com deficiência a obtenção e/ou a manutenção do emprego, bem como sua qualificação profissional, além de atuar nas relações de trabalho para desenvolver uma consciência que permita a empregabilidade e o pleno desenvolvimento da cidadania.

 

Público Alvo:

Pessoas com deficiência

 

Como funciona:

O PADEF busca empresas que forneçam vagas às pessoas com deficiência;

Atende e cadastra pessoas com deficiência interessadas em emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador- PAT e também no Portal MTE Mais Emprego;

Encaminha o trabalhador com deficiência para as vagas disponíveis.

 

Como participar:

As pessoas com deficiência e os empregadores interessados neste Programa deverão se dirigir ao Posto de Atendimento ao Trabalhador, portando RG, Carteira de Trabalho e CPF, ou acessar o Portal MTE Mais Emprego.

 

 

Prefeitura Municipal de São Sebastião
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano
Departamento de Relações de Emprego e Trabalho