Posto de Atendimento ao Trabalhador - São Sebastião
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CURRÍCULO

Você quer entregar um currículo para o empregador?

Há vários modelos de currículo. Situações funcionais específicas podem exigir que se envie um determinado tipo de currículo. Você terá que identificar qual é o mais adequado para o empregador que tem a vaga para a qual você quer se candidatar.

 

Se puder pesquise, busque informações para enriquecer seu passaporte profissional, pois é ele quem abrirá as portas do mercado de trabalho para você. Porém não encha lingüiça. Seja breve e objetivo.

Elaboração de um Currículo básico

Não pode ser muito extenso. O empresário quer o óbvio. Preferivelmente 01 (uma) página.

1 - Usar folha A4. Configure a página – margens superior e esquerda = 3 cm e margens inferior e direita = 2 cm. Insira o cabeçalho e centralize, coloque seu nome completo com fonte 14 (Arial ou Times New Roman, a escolhida deverá ser usada até o fim), letra maiúscula e em negrito. Logo abaixo do seu nome coloque o endereço eletrônico (e-mail se tiver) com letra minúscula.

Ex.:

FULANO BELTRANO DE TAL

fulanotal@exemplo

 

A seguir, com fonte 12 coloque seu endereço, o número de telefone que você poderá ser encontrado rapidamente se for o caso (residencial, comercial, celular, recado - colocar o nome do contato), estado civil e data de nascimento. Caso o nome seja unissex, coloque o sexo. Mesmo colocando o adjetivo do estado civil, ou seja, casado, reforce o sexo: masculino, pois o empregador, muitas vezes, não se atenta a este detalhe.

Ex.:

Rua da Esperança, nº. 13

Tel (12) 3892 1600 – residencial

Casado

Masculino

Centro – São Sebastião - SP

Cel (12) 9700 0000

DN 20/08/60

Caso seu currículo tenha poucas linhas, coloque os dados um embaixo do outro.

Ex.:

Rua da Esperança, nº. 13

Centro – São Sebastião - SP

Tel (12) 3892 1600 – residencial

Cel (12) 9700 0000

Casado

DN 20/08/60

Masculino

2 - Colocar o seu objetivo profissional, que não deve ultrapassar uma linha

Ex .:

Assistente administrativo

3 - Citar sua formação acadêmica

Ex.:

Ensino Médio Completo

4 - Mencionar os Cursos Extracurriculares, ou seja, que não faz parte do currículo normal (escolar, universitário) são cursos que têm curta duração e com enfoque em novas tecnologias.

Ex.:

Informática – Office 2007

12/04/08 a 15/10/08

5 - Faça um breve resumo das suas qualificações profissionais

Ex .:

organizar, conferir, abrir e controlar processos e documentos em geral, acompanhando seu trâmite interno e externo; realizar levantamento, suprir a área de material de consumo e controle de material de expediente da área de atuação;

Colocar todas as informações profissionais, mesmo as sem registros, pois todas as experiências que você possuirsão válidas.

6 - Finalize com as experiências profissionais, inicie com o nome da empresa – data de entrada e saída de cada emprego e abaixo o cargo.

Ex.:

CONSULTORIA PAT S/A – 18/05/84 a 24/06/86

Cargo: auxiliar de escritório

 

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES LTDA – 14/02/81 A 12/05/84

Cargo: Auxiliar de Departamento de Pessoal

 

MODELO DE CURRÍCULO BÁSICO

 

FULANO BELTRANO DE TAL

fulanotal@exemplo

 

Rua da Esperança, nº. 13

Tel (12) 3892 1600 – residencial

Casado

Sexo: masculino

Centro – São Sebastião - SP

Cel (12) 9700 0000

DN 20/08/60

 

OBJETIVO

Assistente Administrativo

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Ensino Médio Completo

 

CURSOS EXTRACURRICULARES

Informática – Office 2007

12/04/08 a 15/10/08

 

QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS

Organizar, conferir, abrir e controlar processos e documentos em geral, acompanhando seu trâmite interno e externo; realizar levantamento, suprir a área de material de consumo e controle de material de expediente da área de atuação; entre outros.

 

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

CONSULTORIA PAT S/A – 18/05/84 a 23/01/86

Cargo: auxiliar de escritório

 

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES LTDA – 14/02/81 a 12/05/84

Cargo: Auxiliar de Departamento de Pessoal

 

 

 

O QUE NÃO DEVE COLOCAR NO CURRÍCULO

 

Cores (somente usar o preto)

Folhas com cores escuras (somente branca, no máximo tom pastel)

Desenhos, formas, etc.

Vários tipos de fonte (usar somente Arial ou Times New Roman)

Listas extensas de qualquer natureza

Números de documentos

Razão de ter deixado o emprego anterior

Referências (isso deve ser impressa a parte e entregue ao recrutador se solicitado)

Raça, religião e filiação partidária

Salário anterior e pretensão salarial

Data

Assinatura

 

 

BOA SORTE!

Equipe

Departamento Municipal de Relações de Emprego e Trabalho – PAT – BPP / SETRADH

Prefeitura Municipal de São Sebastião
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano
Departamento de Relações de Emprego e Trabalho